PM ameaça público em festival da Nação Hip Hop Brasil

O 1º Hip Hop Fest Funk aconteceu no dia 11 de julho, na Escola de Samba Vale do Sol em Itu, interior de São Paulo. Organizado pela Nação Hip Hop Brasil de Itu, Caminho Alternativo, Família Black Produções e Rádio Blackout Extreme, o festival tinha como objetivo fortalecer o cenário musical da periferia, criar espaço para os artistas regionais e aproximar o movimento funk e o movimento hip hop.

Festival da Nação Hip Hop Brasil - Reprodução

Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento, que contou com as apresentações do grupo Caminho Alternativo, MC Soneca, MC Neguinho CN, MC Das Antiga, DJ Markinho e as grandes atrações, Ordem Própria e Facção Central. No entanto, policiais militares chegaram ao local quando a Facção Central ia se apresentar e impediram o show, sob a alegação de denúncia de perturbação do sossego público.

O local escolhido para a realização do evento não possui vizinhos próximos, se localiza em uma área isolada. Os organizadores cumpriram todas as etapas burocráticas para a realização do festival, e mesmo assim, os policiais quando questionados, ameaçaram invadir o local, revistar as pessoas, veículos, e levar os presentes para a delegacia.

Não é a primeira vez que um festival com esse tema é criminalizado e censurado. Na mesma época, em 2013, a polícia impediu a realização do festival “Hip Hop Paz e Ação” um dia antes da data marcada, alegando que esse estilo musical fazia apologia à violência. Na ocasião os organizadores do evento não se deixaram intimidar e entraram com ação contra a Prefeitura de Suzano (onde seria realizado o Festival).

Por Dandara Lima, no Portal da UJS