Flávio Dino foi decisivo para acabar com filas quilométricas no INSS

 

Flávio Dino INSS

Ao longo dos 12 anos em que foi juiz federal, Flávio Dino teve papel fundamental em medidas para beneficiar a população. Uma das quais ele têm mais orgulho e ainda é lembrada até hoje é do ano de 2003. Flávio atuou com firmeza para acabar com as filas gigantescas dos aposentados no INSS.

As filas quilométricas se formaram porque estava chegando ao fim o prazo para que fosse pedida a revisão dos pagamentos. Com a data final se aproximando, os postos da Previdência viveram dias de caos. Idosos passavam noites nas filas para tentar conseguir o benefício.

Na época, Flávio Dino era diretor da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) e cobrou o governo para estender o prazo para a revisão. O Ministério da Previdência estava resistente, mas Flávio assumiu a frente dessa mobilização.

Resultado concreto

Flávio encaminhou ofício à Previdência cobrando o aumento do prazo e fez um enérgico alerta sobre o agravamento da situação – inclusive na Justiça, já que centenas de milhares de ações estavam sendo encaminhadas sobre a questão.

O protesto e o alerta de Flávio tiveram resultado. O governo aceitou estender o prazo por cinco anos para evitar o caos nos postos do INNS.

Além disso, Flávio também recomendou que o governo estendesse o benefício a todos os aposentados, já que havia decisões do Superior Tribunal de Justiça nesse sentido.