Uruguai aprova lei que proíbe publicidade de cigarros

Toda publicidade de fumo e cigarros foi proibida no Uruguai, após uma lei aprovada pelo Parlamento. O regulamento, aprovado na noite de terça-feira (8) com 50 votos a favor e 16 contra, proíbe a publicidade, a promoção e o patrocínio de marcas de produtos derivados do fumo em cartazes e eventos públicos. A medida que endurece a estrita política que começou a ser aplicada no país em 2006, quando foi proibido o fumo em locais públicos.

Tabaco, cigarro - Reprodução

Deputados do partido governista, a Frente Ampla, defenderam a iniciativa, criticada por alguns parlamentares da oposição, por fazer parte da política antitabaco do governo anterior, do presidente Tabaré Vázquez.

Além disso, um convênio aprovado pelo Uruguai com a Organização Mundial da Saúde para o Controle do Fumo determina essa proibição. "Proíbe-se a exibição dos produtos de tabaco, seus derivados e acessórios para fumar em distribuidores e qualquer outra classe de estandes situados em locais onde se vendam produtos de tabaco", destaca a norma.

A deputada Berta Sanseverino, relatora do projeto, assegurou que esta lei "reforça as políticas antitabaco iniciadas no ano de 2006 que nos colocaram numa posição de liderança".

Fomos, disse, o primeiro país da América a se livrar da fumaça do fumo, presença de símbolos nos maços, proibição de publicidade, criação de clínicas para tratamentos da dependência do consumo do tabaco, além de campanhas de promoção e prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde Pública, graças a estas medidas preventivas, o consumo de cigarros na população jovem (entre os 12 e os 17 anos) caiu de 30,2 por cento em 2003 para 13 por cento em 2012.

Fonte: Prensa Latina