Campus da UFMA em Grajaú é prova da atuação decisiva de Flávio Dino

A atuação de Flávio Dino como deputado federal rendeu muitos – e bons – frutos para o Maranhão

Flávio foi responsável pela emenda que criou o campus da UFMA

A atuação de Flávio Dino como deputado federal rendeu muitos – e bons – frutos para o Maranhão. Quando ele fala da importância da educação, por exemplo, é com autoridade de quem teve atuação decisiva para o estado.

Logo quando assumiu seu mandato de deputado federal, em 2007, Flávio foi responsável pela emenda que criou o campus da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) em Grajaú, no centro do estado.

E ele fez isso porque sabia que era uma das prioridades da população. Quando candidato, Flávio recebeu um abaixo-assinado com mais de 22 mil assinaturas pedindo a instalação do campus, que hoje tem cinco cursos e deve receber mais dois ainda neste ano. É na UFMA Grajaú que muitos moradores da região podem ter acesso ao ensino superior gratuito.

Universidade para os municípios
Essa regionalização do ensino público de qualidade – levando universidades também para áreas fora da capital – é uma das prioridades de Flávio em seu Programa de Governo na área de educação.

As Propostas para um Maranhão com Desenvolvimento e Justiça Social, registrado por Flávio Dino no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), são claras ao prever a criação de universidades estaduais regionalizadas, com orçamento próprio e autonomia administrativa, para reduzir a burocracia e aproximar as instituições da população.

A proposta também inclui a criação do Conselho Universitário do Maranhão, com a participação de representantes da UFMA, IFMA, UEMA e todas as instituições privadas existentes no território maranhense, de modo a integrar universidades e faculdades no esforço de universalização do ensino, bem como na produção de ciência e tecnologia adequadas ao novo projeto de desenvolvimento do Maranhão.