Costarriquenhos elogiam Copa e esperam torcida dos brasileiros

A surpreendente campanha da Costa Rica na Copa do Mundo da FIFA terá um novo capítulo neste sábado (5). A equipe enfrenta a Holanda, pelas quartas de final do Mundial, às 17 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Uma vitória sobre os europeus significa uma vaga histórica na semifinal e mais alguns dias de viagem para milhares de torcedores que estão no Brasil.

Jairo Rodriguez

Na tarde desta quinta-feira (3), o aeroporto de Salvador recebeu diversos costarriquenhos, que já chegavam para o duelo contra os holandeses. Encantados com o desempenho surpreendente da seleção em campo, os torcedores também comentaram sobre a experiência de viver o Mundial no Brasil.

“Em geral está tudo indo muito bem. Os aeroportos estão ágeis, todos os trâmites para ir de uma cidade para outra também. Todos nos trataram muito bem nos hotéis que ficamos”, afirmou Jairo Rodríguez (foto), no país desde 13 de junho.

Satisfeitos com os serviços dentro das cidades, os turistas da Costa Rica destacaram a cidade de Fortaleza como a preferida até agora. O clima e as belas praias da capital cearense conquistaram os torcedores. “A tranquilidade e as praias me agradaram muito”, disse Jairo, chegando de viagem justamente de lá, onde a Costa Rica eliminou a Grécia nas oitavas de final.

Os costarriquenhos também ressaltaram a receptividade do povo brasileiro, sempre simpático e disposto a ajudar, segundo eles. Mas nada os surpreendeu mais do que a própria seleção.

“Pensei que passaríamos para a segunda fase, mas não em primeiro do grupo. Agora estamos nas quartas de final. É um sonho”, contou Maynor Alpiza, que chegou ao Brasil em 11 de junho. “Se digo que foi uma surpresa, estou mentindo, e se digo que não, estou mentindo também”, brincou Rene Venega Solis. “O importante é que estamos aqui. A Costa Rica se classificou bem na Concacaf e havia um pouco de otimismo para ganhar dos grandes”, acrescentou.

Para o duelo contra a Holanda, a receita é repetir o bom futebol da primeira fase. “Espero que eles joguem sem medo, como foi contra Itália, Inglaterra e Uruguai”, recordou Jairo Rodríguez, que também espera o apoio dos brasileiros nas arquibancadas da Fonte Nova.

“Eles estão entusiasmados com a Costa Rica e creio que vamos ser apoiados pelos brasileiros. Será um grande apoio para os jogadores no campo. Temos fé de que podemos chegar, mas se não der, teremos perdido para uma grande seleção”, admitiu Jairo, citando o favoritismo dos holandeses.

Fonte: Portal da Copa