José Reinaldo fala sobre o movimento comunista internacional

José Reinaldo, editor do Portal Vermelho, aborda temas ligados ao movimento comunista internacional em sua coluna "Ponto de Vista" desta quinta-feira (26). “O Movimento Comunista Internacional é sempre desafiado pelos problemas da conjuntura política, cada vez mais agudos, no quadro de uma brutal ofensiva das potências imperialistas, principalmente os Estados Unidos e a União Europeia contra os direitos dos trabalhadores e dos povos”, disse.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho:

MOVIMENTO COMUNISTA INTERNACIONAL - Reprodução

Durante o último fim de semana, nos dias 21 e 22 de junho, realizou-se a reunião do Grupo de Trabalho do Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários. “Por deliberação do último Encontro realizado em novembro de 2013 em Lisboa, ratificada pelo Grupo de Trabalho, o evento volta a ser sediado na América Latina, no Equador, país onde está em curso um importante processo de transformações democráticas e sociais, de caráter patriótico, designado pelo presidente Rafael Correa e os partidos políticos que lhe dão sustentação de Revolução Cidadã”, contou José Reinaldo.

Segundo o editor, o Movimento Comunista Internacional tem como pauta de seus debates o papel dos partidos comunistas e operários na luta contra o sistema imperialista e a exploração capitalista. “Em especial, deve-se mencionar a irrestrita solidariedade aos comunistas ucranianos sobre cujo partido pesa a ameaça de repressão e expulsão dos marcos da atuação legal por parte das autoridades ucranianas”, falou.

Reinaldo afirma que os comunistas chineses demonstram elevado interesse no estudo das causas que levaram, no início dos anos 1990, ao desaparecimento do Partido Comunista da União Soviética. “Um partido comunista, no poder ou fora dele, com funções de governo ou não, precisa ser cada vez mais um partido político influente e poderoso, com força eleitoral, iniciativa política e capacidade de mobilização e união das massas trabalhadoras e populares. Deve necessariamente ser uma organização numerosa, com milhares e milhares de aderentes e militantes”, disse.

Ouça o áudio na íntegra na Rádio Vermelho: