Cuba e Venezuela inaguram uma das farmaceuticas mais modernas da AL

Cuba e Venezuela inauguraram a Empresa de Produção de Medicamentos Biológicos, uma produtora de vacinas de alta tecnologia, considerada uma das instalações farmacêuticas mais modernas da América Latina.

Vacina contra HPV - Reprodução

Gerardo Briceño, coordenador do Plano Produtor de Vacinas do Ministério de Saúde da Venezuela, assegurou que a empresa binacional favorecerá o desenvolvimento e a independência farmacêutica do país, ao possibilitar a preparação de inoculações contra doenças emergentes como o tétano e a difteria.

Leia também:
Com apoio do Brasil, Cuba terá remédio contra o câncer em dois anos
Cuba desenvolve possível vacina contra a dengue
Cuba: Sistema de saúde ajuda produção de vacina contra meningite

De acordo com Briceño, a nação bolivariana está aumentando o esquema de imunização e quase 95% da população está protegida contra vírus e bactérias. Ele prevê que a nova empresa acrescente a essa porcentagem, mais 120 milhões de doses anuais de suprimentos biológicos e vacinas.

Cuba figura entre os maiores produtores de vacinas. A vacina da meningite B distribuída no mundo é cubana. Além disto, a ilha produz também a Meningo B/C, DTP, DT, TT , Leptospirose trivalente e febre tifoide.

Em 2008, Cuba registrou a vacina contra o câncer pulmonar e agora tenta comercializar o produto na Argentina graças a uma colaboração iniciada em 1994. A chamada Racotumomab (Vaxira) é desenvolvida pelo Centro de Imunologia Molecular de Cuba e foi aplicada com resultados favoráveis em pacientes da ilha caribenha entre os anos 2008 e 2011.

No final de 2012, a Labiofam, farmacêutica estatal cubana, também apresentou novos produtos contra o câncer, dentre eles a vacina contra o câncer de próstata, batizada de Heber Provac, que teria sido capaz de melhorar o estado de 56 pacientes ainda não submetidos à radioterapia ou quimioterapia, em dois hospitais de Cuba. A empresa estatal cubana produz ainda outras 30 vacinas virais e bacterianas.

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações do Cubadebate