Ancine incentiva filmes nacionais a participarem de festival em Havana

Até o próximo dia 20 de agosto, a ANCINE recebe DVDs de obras audiovisuais brasileiras para pré-seleção no 36º Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano, que acontece em Havana, Cuba, de 4 a 14 de dezembro.

Ancine - Reprodução

Interessados em enviar seus filmes para Havana devem ler com atenção o regulamento oficial no site do festival, preencher e enviar o formulário pela internet e, posteriormente, encaminhar o DVD da obra inscrita para o escritório da Ancine. A Assessoria Internacional da Agência receberá e remeterá os DVDs para o evento, facilitando o contato entre os realizadores brasileiros e os organizadores do festival. Não haverá por parte da Ancine nenhum tipo de seleção dos filmes inscritos.

Apesar do regulamento indicar o dia 30 de agosto como prazo limite para o término das inscrições, é importante esclarecer que nesta data o material deve ser recebido em Cuba. A data de recebimento no Brasil leva em consideração o tempo de remessa entre os dois países. Sendo assim, materiais recebidos na Ancine após o dia 20 de agosto não serão encaminhados ao festival, sendo devolvidos aos remetentes. Inscrições para as competições de roteiros e de cartazes devem ser feitas diretamente junto ao evento, sem a participação da Ancine no processo.

Filmes selecionados poderão solicitar apoio da Ancine

O Festival Internacional do Novo Cinema Latino Americano faz parte da lista do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da Ancine. Produções selecionadas para a Seção Competitiva Oficial podem solicitar à agência o apoio do tipo A, que consiste na confecção e envio da cópia legendada, e apoio financeiro para a promoção do filme.

Veja as instruções para o envio do material no site da Ancine