Grande Guerra Patriótica: 73 anos da invasão hitlerista da URSS

O dia 22 de junho na Rússia é o Dia da Memória e da Dor. Nesse dia, há 73 anos, a Alemanha fascista atacou a União Soviética sem declaração de guerra. A batalha contra o nazismo, que durou quatro anos, tornou-se a Grande Guerra Patriótica para os povos da União Soviética. Ela corresponde, pois, ao período em que a União Soviética participou da Segunda Guerra Mundial.

Soldados do Exército Vermelho na Parada da Vitória em 1945

Em 1941, o programa de industrialização do país apenas começava a acelerar, nas forças armadas começou um rearmamento em massa. Mas não foi possível terminar esses planos grandiosos e o país não estava pronto para a guerra. E embora os serviços de reconhecimento informassem que Hitler se preparava para a invasão, o Kremlin não pretendia cair em provocações e não considerava que a Alemanha atacasse naquele momento, poucos anos depois do pacto de não-agressão, que permitiu à URSS tempo para preparar-se para a Guerra.

As unidades alemães atravessaram a fronteira na manhã de 22 de junho. A aviação fascista, onda a onda, bombardeaou aeródromos e unidades soviéticas aquarteladas na fronteira. A artilharia pesada disparava sem parar. No primeiro dia foram destruídos 1.200 aviões, e centenas de tanques. Em menos de dois meses mais de um milhão de soviéticos foram aprisionados pelas hordas fascistas. Menos de uma centena deles voltaram vivos ao seu país quatro anos depois.

Stálin foi o artífice da vitória soviética sobre a Alemanha Fascista na Segunda Guerra Mundial. Cartaz do PC da Federação Russa

A situação complicou-se porque o comando do Exército Vermelho, que era infiltrado pelos sabotadores trotsquistas, foi expurgado no final dos anos 1930, e estava constituído ainda por oficiais pouco experientes.

Não obstante o heroísmo e o espírito de sacrifício dos soldados e oficiais soviéticos, não foi possível travar o inimigo durante as primeiras semanas de guerra, diante da enorme superioridade bélica da Alemanha fascista. Lutaram até ao último homem os heróis da Fortaleza de Brest, de Minsk, de Kiev, de Odessa e de Leningrado.

Mas a “guerra relâmpago” de Hitler também falhou. Porque, inicialmente, o comando germânico planejava conquistar toda a União Soviética em poucos meses. Mas esse plano falhou: o inimigo, a troco de enormes baixas, foi travado na Batalha de Moscou. Pouco tempo depois, teve lugar uma viragem na guerra: a Batalha de Stalingrado tornou-se um pesadelo terrível para as tropas alemãs. E assim, passo a passo, os hitleristas foram expulsos do território soviético e, depois, empurrados até Berlim.

A Grande Guerra Pátria terminou com a vitória da URSS. Mas ela foi paga com um enorme preço: sofrimentos humanos e enormes perdas que tiveram de suportar o povo soviético. Em 9 de maio de 1945, em Berlim foi assinada a Ata de Capitulação Incondicional da Alemanha. Um mês depois, na Praça Vermelha de Moscou realizou-se a Parada dos Vencedores.

O dia 22 de junho, dia do início de uma terrível guerra, foi declarado na Rússia atual o "Dia da Memória e da Dor". Em todo o país, as bandeiras são içadas a meia-haste, não se realizam comemorações. O país recorda os que deram a sua vida em prol da vitória sobre o fascismo. Para que isso não se repita: em nenhum lugar e nunca.

Do Portal Vermelho, com informações da Voz da Rússia