Chico Buarque faz 70 anos

Chico Buarque de Holanda, o menestrel do Brasil, comemorou 70 anos neste 19 de junho. Ele se transformou em unanimidade nacional desde a década de 1960 quando, cantor do sentimento nacional, foi a grande expressão da resistência contra a ditadura, contra a censura, contra a brutalidade da repressão (JCR).

chico buarque
Tudo isso com o espírito de uma pessoa normal, que só queria cantar o amor, os encontros e desencontros, a vida em sua plenitude, que traduziu como poucos os sentimentos femininos e os danos que a dominação da mulher provoca a ela e também a seus companheiros, mesmo dominadores. Não há dúvida de que, sob a ditadura, Chico Buarque tenha sido o cantor da alma nacional. 
Escritor esmerado, marcado pela busca da precisão, da simplicidade e da liberdade da linguagem nos poemas para suas músicas, tornou-se também um romancista cuja escrita esmerada permite a dúvida sobre como será lembrado no futuro: poeta, autor de letras maravilhosas, ou o escritor notável e preciso de romances, sobretudo Budapeste ou Leite Derramado. Não importa; este é um problema para o futuro.

Por enquanto, no início dos outros setenta anos do menino que Chico Buarque nunca deixou de ser, Prosa Poesia e Arte homenageia seu aniversário transcrevendo algumas canções memoráveis.

 
Ouça


O meu amor:
Apesar de você:
Carolina:
Funeral de um lavrador:
Sobre todas as coisas:
Injuriado:
A voz do dono e o dono da voz:
Noite dos mascarados:
Angélica:

 
Essa pequena: