Brasil irá celebrar milenar festa andina "Inti Raymi" pela 1ª vez

Para comemorar o ano 5.523 do calendário andino, será realizado pela primeira vez no Brasil o Inti Raymi, a milenar “Festa do Sol” que comemora a chegada do ano novo para os povos andinos.

Festa Andina - Divulgação

 A festa ocorre no dia 21 de junho (solstício de inverno) no Memorial da América Latina, em São Paulo, a partir do nascer do sol, às 6h. Após as 16h serão realizados diversos shows e apresentações da cultura andina. O objetivo é celebrar e agradecer ao deus Sol (Inti), que nesta época está no ponto de sua órbita mais distante da Terra.

Celebrado desde os tempos dos Incas, o Inti Raymi foi proibido em 1572, por ser considerada uma cerimônia pagã – o que não impedia sua realização, mesmo que na clandestinidade.

No Peru, a celebração ocorre tradicionalmente em Sacsayhuamán, a dois quilômetros da cidade de Cusco, onde estão ruínas de uma fortaleza inca do século 15. Na Bolívia, a festa é realizada nas margens do lago Tiwanaku, em Copacabana, onde, segundo a lenda, teria surgido a cultura inca.

Confira a programação:

Manhã
6:30 até 8:30 – Representação do Inti Raymi (Roteiro Juan Cusicanki, Mario Guzman Ayala, Marba Goigochea, Hugo Fernando Vargas) aguardando o Sol, ritual e dança “Tinkus Jairas” e o grupo folclórico “Akhully ‘s”.

Tarde
15:00 – Representação do Inti Raymi (Roteiro Juan Cusicanki, Mario Guzman Ayala, Marba Goigochea, Hugo Fernando Vargas), grupo folclórico Akhully ‘s
15:30 Grupo Qhantati Ururi Conima de Puno Peru, com a dança Sikuris
16:00 Grupo Tinkus Jairas de Bolívia, com a dança Tinku
16:20 Wara Andino música folclórica andina
16:40 Ballet Folclórico Boliviano com a dança Tobas
17:00 Grupo Moseños del Luribay de Bolívia com a dança Moseñada

Serviço:

Inti Raymi, a Festa do Sol
Dia: Dia 21 de junho, sábado.
Horário: a partir das 6h (manhã) e a partir das 15h (tarde).
Local: Praça do Memorial – portões 1, 2 5, Metrô Barra Funda – São Paulo.
Estacionamento: Portão 4. Preço único – R$ 10.

Fonte: Opera Mundi