Copa do Mundo: Farc enviam mensagem para técnico da seleção colombiana

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) esperam que as emoções da participação da seleção colombiana na Copa do Mundo despertem um espírito de reconciliação no país, que luta para encerrar o conflito que existe há cinco décadas.

Copa do Mundo: Farc enviam mensagem para técnico da seleção - Reprodução/ Farc-EP

“Todos sonhamos que o futebol, no caminho do respeito e da tolerância, possa nos oferecer a esta altura um momento de alegria e entretenimento que acalme as consciências e ajude a encontrar o caminho da reconciliação de uma forma melhor”, declarou a delegação de paz das Farc em uma mensagem direcionada ao técnico da seleção, José Pekerman.

Poucos dias antes da estreia da Colômbia contra a Grécia no Mundial, o texto da delegação das Farc afirmou que “a expectativa e os bons desejos do país são um todo que se converte em inspiração".

Leia também:
Latino-americanos surpreendem na primeira fase da Copa do Mundo

As Farc declararam sua “admiração por cada passo dado no caminho para chegar ao Mundial”, em referência aos esforços da equipe colombiana, que volta a participar da competição depois de 16 anos sem se classificar.

“Quisemos expressar nosso reconhecimento, nosso ânimo e desejos de sucesso e glória nos gramados brasileiros", incentivou a guerrilha, que também reafirmou seu apoio à seleção "nas horas boas e nas ruins", até o final.

A delegação de paz citou um trecho do livro “O futebol a sol e sombra”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, que afirma que “o futebol e a pátria estão sempre ligados e com frequência os políticos e os ditadores se aproveitam desses vínculos de identidade".

Por fim, os delegados das Farc enviaram “um abraço, força e inteligência" para o capitão da seleção, Mario Alberto Yepes, para "James Rodríguez e toda a rapaziada que vai disputar o Mundial".

Em sua mensagem incluíram "os valiosos atletas", como Falcão García, Aldo Leon Ramírez, Amaranto Perea e Luis Fernando Muriel, que "não poderão participar, mas que tanto fizeram para que estejamos no Brasil".

Na estreia do último sábado (14), os colombianos venceram a Grécia por 3 a 0, no estádio do Mineirão. O próximo jogo será contra o Japão no dia 24.

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações de agências e do site das Farc