PCdoB de Fortaleza realiza seção municipal de Convenção Estadual

O Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza realizou na manhã do último sábado (14/06), sua seção municipal da Convenção Eleitoral Estadual do Partido. Participaram do encontro representantes das diversas bases da capital cearense, parlamentares, direção do Partido além de lideranças de várias frentes dos movimentos sociais.

Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, participou do encontro e destacou a importância da realização das seções municipais como parte da construção da Convenção Estadual Eleitoral do Partido. Em sua intervenção, o dirigente ratificou os principais desafios do PCdoB neste ano de eleições. “Defendemos a necessidade de avançar nas mudanças, do ponto de vista social, econômico e político, fazendo que com haja ainda mais conquistas para o povo trabalhador. Além disso, e para isso, é nossa tarefa fortalecer o PCdoB”.

O dirigente comunista falou sobre o momento estratégico pelo qual o país está passando, com a realização da Copa do Mundo no Brasil em véspera de eleições. Segundo ele, a batalha a ser enfrentada pelos comunistas ultrapassa os partidos políticos. “Podemos ver na TV e na maioria dos meios de comunicação verdadeiro bombardeio que procura mostrar, tentar fazer a cabeça do povo de que o Brasil vive uma situação de pré-caos. Segundo a mídia, o país não cresce, a inflação aumenta, a economia está sem controle e a sociedade insatisfeita quer mudanças. Sabemos que eles defendem a volta do projeto que derrotamos em 2002, com a eleição de Lula, onde o conteúdo essencial representa o outro lado do projeto que defendemos: o retrocesso”.

Luis Carlos Paes citou alguns personagens brasileiros, como José Bonifácio, Barão de Mauá e até Getúlio Vargas, que defenderam o desenvolvimento do país ainda no século passado, para dizer que esta luta não é nova, mas histórica. “O Brasil sempre viveu neste conflito onde os poderosos querem manter seus privilégios em detrimento dos mais pobres. E este projeto iniciado por Lula, hoje liderado por Dilma, com o apoio do PCdoB, precisa continuar avançando. Para isso, a necessidade de ampliar a nossa bancada de parlamentares para garantir estas conquistas, evitar o retrocesso e avançar nas mudanças”.

Copa em pauta

A realização da Copa no Brasil, a forma como a imprensa tem abordado o tema e os insultos sofridos pela presidenta Dilma na abertura do mundial também foram abordados durante o encontro. “A imprensa é um verdadeiro partido político a serviço da direita. Ela faz campanha cotidiana, no país do futebol, contra sua realização. Esta é uma guerra que se trava na sociedade. Hoje, quando ligamos a TV ou abrimos um jornal impresso, é como se vivêssemos no caos e a culpa fosse da Copa. E, apesar de todo este cenário, o que vemos é a ampla maioria do povo indo às ruas comprar sua camisa amarela, botar bandeirinha no carro e enfeitar as ruas. É o povo nas ruas fazendo festa”, comemora.

Ele cita as obras de mobilidade urbana como o grande legado que ficará para os brasileiros. “A realização da Copa tem sido uma oportunidade de antecipar obras importantes, como as de mobilidade urbana, que já deveriam ter sido executadas há anos. Todas ficarão para o benefício de nossa população após o fim dos jogos”.

Ainda segundo Luis Carlos Paes, “não podemos pestajenar e nem ficar na defensiva, nem com a direita e nem com seus auxiliares da esquerda. Devemos discutir e aprofundar a pauta política, defendendo um projeto de desenvolvimento onde o povo saia beneficiado e fortalecido. E a luta está no nosso cotidiano, em todos os setores da sociedade, quer seja vendo o futebol, quer seja no trabalho ou ainda nas bases onde atuamos”, reforça.

Projeto eleitoral

O dirigente comunista ratifica que, para avançar nas mudanças, é necessário atingir outra meta dos comunistas: fortalecer o PCdoB. “Só podemos continuar colaborando com o crescimento e o desenvolvimento do país, e garantir mais conquistas para o povo brasileiro, acumulando forças. E pra isso precisamos fortalece o PCdoB. Precisamos estar unidos em torno do nosso projeto político, nossas bases funcionando como organismos vivos”, defende.

O dirigente comunista considera “ousado” o projeto para as próximas eleições. Ele reforçou a importância de a militância estar concentrada na pauta política, garantindo a reeleição de Dilma, além das metas do PCdoB para o Ceará. “No Estado, nosso objetivo é eleger 3 deputados estaduais, além de reeleger Chico Lopes e João Ananias deputados federais e ainda garantir a recondução de Inácio Arruda ao Senado”, ratifica.

Ele falou que, apesar da indefinição dos nomes que comporão a chapa majoritária formada pelos partidos da base aliada, os comunistas já devem estar atentos às questões eleitorais. “Ainda estamos avaliando e discutindo com o coletivo partidário. Vamos resolver esse impasse daqui para o dia 30 deste mês. Temos ainda duas semanas pra discutir com tranquilidade e paciência e ver o que é melhor para o PCdoB no Ceará”, reforça.
Luis Carlos Paes encerrou sua participação conclamando a participação da militância comunista para o embate que se aproxima. “Só sairemos vitoriosos se estivermos unidos, mobilizados, priorizando as bases e envolvendo o maior número de pessoas com convicção e empenho, sempre defendendo que é preciso avançar nas mudanças e fortalecer o PCdoB”.

Participações

Os parlamentares comunistas também participaram dos debates em Fortaleza. O deputado federal Chico Lopes defendeu o empenho da militância comunista na luta que se avizinha. “O PCdoB tem a cara do povo, é formado por pessoas de todos os segmentos da sociedade. Temos obrigação moral de dizer ao povo que nossos candidatos estão preparados para apresentar e defender propostas mais avançadas. Nossa missão é fazer nosso Partido crescer tanto no parlamento, quanto junto aos movimentos sociais. Chegou a hora: vamos à luta!”, conclama.

O deputado federal João Ananias também participou do encontro. Em sua intervenção, o parlamentar destacou o “momento de encruzilhada” pelo qual o país vive: de retrocesso na política brasileira ou de garantir mais conquistas para o povo brasileiro. Ele também falou sobre a realização da Copa no Brasil. “Ela cala a boca dos negativistas que apostaram contra o mundial. O PCdoB sempre disse que o país iria fazer uma grande Copa”, ratificou. Sobre as ofensas contra Dilma na abertura da competição, em São Paulo, Ananias criticou a “elite brasileira egoísta e egocêntrica”. “Aquele ato representa o fel paulista que acha que o Brasil é formado só por eles. Aquilo foi antecipação de uma campanha brutalizada que se avizinha”.

João Ananias também reforçou a importância do empenho de todos no período eleitoral. “Nossa luta não é olhando para os pés, mas para o horizonte. Defendemos a construção de um mundo diferente, de uma sociedade socialista, com conquistas para o povo. Não devemos ficar abalados com atitude mesquinhas e vis desses caras. Nossa campanha não está no patamar do personalismo, mas em nome do PCdoB, para reforçar esta luta histórica do Partido e mostrar ao povo do Ceará que estamos a serviço do Estado”.

Para o senador Inácio Arruda, a “batalha política” já está em foco. “Ela já faz parte do nosso cotidiano, já estamos enfrentando e temos discutido em todas as esferas da sociedade”, ressalta. E a pauta política, neste momento, mistura-se ao mundial de futebol. “A elite paulista terá a resposta merecida nas urnas. Eles ainda não se conformaram com a construção do Itaquerão, na zona mais pobre de São Paulo, local de nordestinos e da população mais pobre da maior cidade do país”, reitera.

Segundo o comunista, o país, assim como a resposta de Dilma aos insultos, precisa de “manter de pé, com gente de coragem comandando o Brasil, mesmo com as dificuldades, mesmo com estupidez política, mesmo com tudo isso. Nosso caminho é com Dilma e a favor do Brasil. Nosso dever é enfrentar esta elite carcomida”.

Inácio Arruda defende o empenho da militância nos embates que se aproximam. “A luta será dura e precisamos estar preparados. Nossa tarefa na batalha política, com o apoio da nossa militância é reeleger bancada de federais, com Chico Lopes e João Ananias, reeleger Lula Morais e mais dois deputados estaduais e ainda garantir nossa vaga no Senado. Vamos juntos, fortes, atuantes, com compromisso, garra e fé. Vamos à luta!”.

A seção municipal de Fortaleza contou ainda com a presença do vereador Evaldo Lima, do deputado estadual Lula Morais e da presidenta da Habitafor, Eliana Gomes. Durante o encontro os representantes das bases também participaram dos debates. Ainda durante a reunião, foi aprovada uma moção de apoio e desagravo à presidenta Dilma, condenando os insultos por ela recebidos na abertura da Copa do Mundo em São Paulo. A seção municipal elegeu ainda os delegados e delegadas que irão participar da Convenção Eleitoral Estadual, a ser realizada no dia 28 de junho, em Fortaleza.

Neste final de semana foram realizadas mais de 50 seções municipais do PCdoB. A expectativa é reunir os comunistas em cerca de 120 cidades.


De Fortaleza,
Carolina Campos