Rússia inicia manobras militares de envergadura em Kaliningrado

Com a participação da frota do Mar Báltico e tropas do Exército e da Força Aérea, o ministério da Defesa da Rússia iniciou nesta terça-feira (10) manobras em Kaliningrado, as de maior envergadura nos últimos tempos no flanco ocidental.

Helicópteros Mi-24 estão sendo usados nos exercícios militares russos

Os exercícios acontecem paralelamente aos jogos militares internacionais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Europa, denominados Saber Strike 2014 e Baltops 2014, informaram fontes militares citadas pelas principais agências russas.

Para as manobras russas se congregaram nos polígonos de Kaliningrado os agrupamentos de artilharia antiaérea, unidades do Exército, infantaria de marinha, flotilhas da armada do Báltico, além dos bombardeiros SU-34, os estratégicos TU-22M3 e os helicópteros de combate Mi-24.

Estes últimos pertencem às unidades da defesa aeroespacial que são a garantia da salvaguarda do território durante as manobras navais e terrestres.

Entre as tarefas da frota nessa frente estão a proteção das fronteiras setentrionais da Rússia e das comunicações navais, aponta uma nota oficial.

Os exercícios incluem igualmente a detecção e a destruição de submarinos e navios inimigos, assim como os movimentos das tropas aerotransportadas e o patrulhamento da aviação estratégica de distância.

Exércitos da Otan começaram na segunda-feira (9) os exercícios Saber Strike 2014 no território da Lituânia, Letônia e Estônia, os aliados ex-soviéticos no Báltico.

Participam também efetivos dos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Reino Unido. No total, mais de 4,7 mil militares participam nessas manobras.

As Operações do Báltico Baltop 2014 que se realizam anualmente sob a direção do Pentágono e a sexta frota dos Estados Unidos, começou dia 6 de junho e vai até o dia 21, com a participação de 13 países cerca de seis mil militares, entre eles mais de mil estadunidenses.

Durante sua visita nesta segunda-feira (9) à Finlândia, o chanceler Serguei Lavrov advertiu que a Rússia não permitirá uma concentração de forças da Otan em torno das suas fronteiras, nos planos da aliança atlântica de cercar o país euroasiático.

A proximidade da infraestrutura da aliança é contraproducente, afirmou Lavrov ao sublinhar que nenhum país deve garantir sua segurança em detrimento soa interesses dos outros.

Trata-se dos limites dentro dos quais devem atuar todos os países, como premissa das relações entre os países integrantes da chamada zona Euroatlântica, enfatizou o chefe da diplomacia russa.

Kaliningrado é a região mais setentrional da Rússia e não tem fronteiras terrestres com a parte central da Federação. Limita-se ao sul com a Polônia, ao norte e leste com a Lituânia e pelo ocidente tem saída para o Mar Báltico.

Fonte: Prensa Latina