Hemoce receberá doações todos os dias durante a Copa

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) funcionará todos os dias no período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e conta com a solidariedade da população para cumprir a determinação do Ministério da Saúde aos hemocentros do país de aumentar em 30% os estoques de todos os tipos sanguíneos. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará quer chegar nesta quinta-feira (12), dia da abertura do mundial, com estoque de duas mil bolsas de sangue.

Na última sexta-feira (06), o estoque era de cerca de 1,6 mil bolsas. Os hemocentros regionais de Quixadá, Sobral, Iguatu, Crato e o hemonúcleo de Juazeiro do Norte também estão em campanha. Apenas nos dias dos jogos do Brasil, os hemocentros fecharão duas horas antes da seleção canarinho entrar em campo.

O grande fluxo de torcedores e turistas nas cidades-sede dos jogos da Copa e os riscos de acidentes nas grandes concentrações de pessoas exige a preparação dos hemocentros para suprir eventuais necessidades da rede de saúde durante o evento esportivo. A seis dias do início dos jogos da Copa, o hemocentro intensifica as coletas externas e o incentivo às doações, com o apoio de empresas parceiras, igrejas, órgão públicos e da realização de caravanas da solidariedade. Um posto de coleta de sangue ficará instalado até o 22 de junho no primeiro piso do Shopping Iandê, Avenida Edson da Mota Correa, em Caucaia. A doação poderá ser feita inclusive aos finais de semana. O posto só não funcionará nos dias 12 e 17, por causa dos jogos do Brasil, e no dia 19, feriado de Corpus Christi.

As Caravanas da Solidariedade, uma prática contínua do Hemoce, incentiva grupos de no mínimo 10 pessoas a se reunirem para realizar a doação de sangue. Neste final de semana o Hemoce receberá quatro grupos voluntários. É só reunir familiares e amigos e entrar em contato com o hemocentro pelo número 3101.2300 (Captação de Doadores do Hemoce) e marcar a doação. Em condomínios, empresas, igrejas, escolas, universidades, o ônibus do Hemoce faz o transporte dos doadores até o hemocentro e os leva de volta após a doação.

Escala de funcionamento




Fonte: Governo do Estado