Congresso pode votar nesta terça-feira 14 vetos presidenciais

O Congresso volta a se reunir nesta terça-feira (10), depois de sucessivos adiamentos, para votar 14 vetos da presidenta Dilma Rousseff a projetos de lei. No final do mês passado, a sessão foi suspensa porque não houve acordo sobre a votação dos vetos em cédula de papel. 

Congresso pode votar hoje 14 vetos presidenciais - Agência Câmara

Em outras ocasiões, a sessão foi suspensa por causa da polêmica que gira em torno do projeto que regulamentava a criação de municípios. Ao vetar esse projeto, a presidenta argumentou que as regras permitiriam a “expansão expressiva” do número de municípios no país, com aumento de despesas de manutenção de sua estrutura administrativa e representativa.

Enquanto aguardavam a votação do veto presidencial, o autor do projeto, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), apresentou outro texto sobre o tema, que foi aprovado pela Câmara na semana passada, com alterações, e voltou para o Senado.

O governo concordou com esse novo texto, que facilita a criação de municípios no Norte e no Nordeste. Nas outras regiões, o projeto prevê novas exigências, além de incentivos para a fusão e incorporação de municípios que se mostraram inviáveis economicamente.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara