Putin: Nada impede que Volgogrado volte a se chamar Stalingrado

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou durante as comemorações dos 70 anos do Dia D, em Deauville, na França, no final da última semana, que não descarta a possibilidade de que a cidade de Volgogrado seja rebatizada com o seu antigo nome, Stalingrado, palco da batalha mais sangrenta da Grande Guerra Patriótica, conhecida no ocidente como Segunda Guerra Mundial.

Estátua "Clamor da Mãe Pátria" em Stalingrado

Respondendo a um dos veteranos presentes no evento, o chefe de Estado da Rússia explicou que, de acordo com a legislação, essa questão pode ser levantada por autoridades regionais e municipais, mas, nesse caso, a população local deveria ser consultada através de um referendo.

Se a maioria achar que a cidade deve se chamar Stalingrado novamente, o governo terá de agir segundo a decisão popular e mudar o nome da cidade.

Após comentar em tom de brincadeira que não foi ele, Putin, o responsável pela mudança toponímica, o presidente russo lembrou que algumas cidades europeias, incluindo Paris, possuem praças, estações de metrô e outras localidades batizadas em homenagem à Batalha de Stalingrado.

Fonte: Gazeta Russa