Câmara Municipal de Salvador adere à campanha pelos Cinco de Cuba

Na próxima terça-feira (10), a Câmara Municipal de Salvador irá realizar uma sessão especial em solidariedade à 3ª Jornada pela Liberdade dos Cinco Heróis de Cuba. O evento faz parte de uma campanha mundial, que começou na semana passada, em prol de uma solução definitiva ao caso dos cinco antiterroristas cubanos, que foram presos em Miami há 15 anos, quando trabalhavam infiltrados para denunciar as ações criminosas de grupos contrários ao governo de Fidel Castro.

Salvador: Câmara Municipal campanha mundial pelos Cinco - Divulgação

A sessão extraordinária é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Luta pela Paz (Cebrapaz) e da Federação Latino-Americana dos Trabalhadores da Construção (Flemacom) em parceria com o vereador Everaldo Augusto (PCdoB), que irá presidi-la.

A atividade contará com a presença de militantes da União da Juventude Socialista (UJS), de movimentos sociais e de representantes de partidos políticos que também apoiam o clamor pela libertação de Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero – três dos cinco heróis que ainda cumprem sentença nos EUA).

Leia também:
Começa nos EUA a 3ª Jornada pela Liberdade dos Heróis de Cuba

A Cônsul Geral de Cuba em Salvador, Laura Pujol, a presidenta da Flemacom, Lucia Maia, e representantes da União Nacional de Estudantes (UNE) e União de Estudantes da Bahia (UEB) irão compor a mesa da solenidade.

Outras atividades

Desde o dia 5 de junho, dez ônibus de empresas diferentes circulam pelas ruas de Salvador com uma mensagem de apoio aos Cinco de Cuba. O texto do anúncio pede: “Obama, devolva os cinco” e será veiculado por 30 dias. 

Do quinteto, apenas René e Fernando González foram colocados em liberdade após cumprirem a integralmente as penas (15 anos e 17 anos e nove meses, respectivamente). Contudo, a campanha mantém o pedido original de libertação do grupo.

A UJS também planeja um “twitaço” sobre o tema, no dia da sessão especial na Câmara de Salvador.

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho.