Agências espaciais da Rússia e Europa se unem para explorar Marte

Roscosmos vai cooperar com a Agência Espacial Europeia (AEE) na missão “Bumerangue” para obter amostras da maior Lua do planeta vermelho, a Fobos, até 2020.

Marte visto de Fobos - ITAR-TASS

“No momento, estamos trabalhando em uma nova iniciativa conjunta com a Agência Espacial Europeia. Ela faz parte de nossas atividades conjuntas com a AEE após o programa ExoMars”, disse o chefe da empresa aeroespacial Lavochkin, Viktor Khartov, acrescentando que os especialistas estão se dedicando ativamente ao projeto de exploração de Marte.

A agência espacial russa (Roscosmos) e a Agência Espacial Europeia assinaram um acordo sobre o programa ExoMars em março de 2013 para investigar o ambiente de Marte e testar novas tecnologias, abrindo caminho para uma futura missão de coleta até 2020.

Duas missões estão previstas no âmbito do programa ExoMars: uma composta por um Orbiter, mais um módulo de entrada, descida e pouso, que serão lançados em 2016, e a outra, com uma sonda, com data de lançamento para 2018.

O programa ExoMars vai demonstrar uma série de tecnologias essenciais de voo e capacitação necessárias para futuras missões de exploração, como a missão internacional que regressará com amostras de Marte.

Diversas pesquisas científicas importantes serão realizadas, incluindo a busca de sinais de vida passada e presente em Marte, investigações sobre o ambiente marítimo e geoquímico, além de estudos da atmosfera de Marte para identificar gases e suas fontes.

Fonte: Gazeta Russa, original da agência Itar-Tass