Encontro Nacional de Agroecologia envia carta ao governo federal

O 3º Encontro Nacional de Agroecologia, realizado em Juazeiro do Norte, na Bahia, reuniu mais de duas mil pessoas de todo o país. Representantes de trabalhadores rurais de diferentes identidades socioculturais brasileiras. Na ocasião os militantes entregaram uma Carta Política com as resoluções do encontro ao ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Encontro Nacional de Agroecologia 2014 - Fabio Caffé

O tema do encontro este ano era “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde e Cultivar o Futuro”. E foi neste sentido que a discussão seguiu durante os quatro dias de intensas atividades. Para chegar ao encontro, os militantes mobilizaram 14 caravanas agroecológicas e culturais onde participaram milhares de pessoas para analisar o conjunto variado de experiências agroecológicas desenvolvidas em distintos territórios do país.

A carta entregue ao ministro reflete o Brasil Agroecológico almejado pelos movimentos sociais que lutam pela terra e o desenvolvimento da agricultura familiar. Os militantes constataram que o avanço do modelo hegemônico do agronegócio impôs o esvaziamento do campo, e atinge principalmente jovens e mulheres.

Eles lutam pela reforma agrária, reconhecimento dos territórios dos povos tradicionais e a popularização da agroecologia para a produção de alimentos saudáveis que consequentemente proporcionam comunidades agrícolas e cidades mais harmônicas.

Confira a carta em arquivo PDF.

Da Redação do Vermelho
Mariana Serafini, com informações da Contag