Deputados do PCdoB e movimentos comemoram aprovação do PNE

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) nesta terça-feira (3). Os deputados federais do PCdoB Chico Lopes, Gustavo Petta e Alice Portugal falam sobre essa conquista. Quem também deu a opinião acerca do assunto foram as presidentas da UNE, Virgínia Barros, e da Ubes, Bárbara Melo.

Por Ramon de Castro, para a Rádio Vermelho

pne RADIO - Gustavo Lima / Câmara dos Deputados

O texto aprovado prevê o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública, recursos de incentivo e isenção fiscal para escolas privadas que concedem bolsas de estudo. Além de subsídios concedidos em programas de financiamento estudantil e as bolsas de estudos concedidas no Brasil e no exterior. Essa verba poderá contemplar, portanto, programas como ProUni, Fies, Ciência sem Fronteiras, Pronatec e creches conveniadas.

Leia também:
PNE é aprovado na Câmara com a inclusão dos 10% do PIB para Educação

Para a deputada Alice Portugal, as conquistas devem ser comemoradas junto aos movimentos estudantis. “Nossa geração que fez movimento estudantil ainda na ditadura jamais vislumbrou que pudéssemos chegar a 10% do PIB e 75% dos royalties do petróleo para a educação brasileira”, disse.

O deputado Chico Lopes destacou a participação do PCdoB nessa luta. “Agora nós sabemos para onde estamos levando nossa educação, temos objetivos e nos honramos de ter participado com propostas e ideias, viva o Plano Nacional de Educação e viva o PCdoB”, comemorou.

Segundo Gustavo Petta, deputado federal, agora a educação será realmente prioridade do governo. “Para um projeto nacional de desenvolvimento que seja realmente efetivo, a educação é fundamental”, falou. “Agora, a briga daqueles que lutam pela educação é fazer com que o plano realmente seja cumprido pelos próximos dez anos”, completou.

Representando os movimentos estudantis, as presidentas da UNE, Virgínia Barros, e da Ubes, Bárbara Melo, comemoram essa conquista histórica. “Consolidamos a maior conquista da educação brasileira que é um plano de educação onde o público prevalece sobre o privado”, destacou Virgínia. “O PNE significa que teremos recursos para fazer com que a educação cumpra de fato seu papel que é formar cada vez mais os jovens para o desenvolvimento do Brasil”, falou Bárbara.

Ouça as entrevistas na íntegra na Rádio Vermelho: