Vanessa quer debater flexibilização de jornada de caminhoneiros 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou nesta segunda-feira (2) sua esperança de que o projeto que flexibiliza a jornada de trabalho dos caminhoneiros seja debatido com mais profundidade no Senado.  

Vanessa quer debater flexibilização de jornada de caminhoneiros

Para a senadora, a decisão de votar em regime de urgência o projeto que aumenta para até oito horas seguidas, podendo ser estendido em mais quatro horas a jornada – dificulta a apreciação das emendas e impede a realização de audiências públicas para a discussão do texto.

A senadora classificou a atividade dos motoristas como estressante e delicada, e ressalvou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) só autoriza a ampliação da jornada de trabalho em casos excepcionais. Vanessa Grazziotin também questionou o argumento de que o trabalhador encarece o custo Brasil.

“O que nós temos que fazer é diminuir os custos da folha de pagamento, e não o valor daquilo que os trabalhadores recebem”, disse a senadora, destacando que o trabalhador não pode ser tratado como o era no início do século passado, quando os direitos não existiam.

“Os direitos existem: não só o do trabalhador, mas o direito das pessoas de transitarem com segurança nas estradas”, afirmou.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado