Socorro Gomes: Sírios resistem ao imperialismo e realizam eleições

A Síria realiza eleições presidenciais no território nacional, nesta terça-feira (3), enquanto seu povo resiste heroicamente à agressão, sustentada há mais de três anos pelos Estados Unidos, por seus aliados europeus e por monarquias árabes. O respaldo criminoso a grupos paramilitares e extremistas mergulhou o país na violência disseminada e no terrorismo, através da “guerra por procuração” imperialista, mas as forças sírias continuam lutando.

Por Socorro Gomes*, de Damasco para o Vermelho

As autoridades sírias têm reafirmado a proteção à Constituição nacional para a realização das votações, previstas por lei, e garantem o acompanhamento do processo para, enquanto afirmam a soberania popular e o seu direito civil e político, mostrarem o ambiente em que se realiza o esforço, apesar dos desafios fundamentais enfrentados.

Leia também:
CMP e Cebrapaz são recebidos por autoridades sírias antes das eleições
Socorro Gomes integra grupo de observadores nas eleições sírias
Eleições sírias têm início no exterior com grande participação

Apesar das manifestações contrárias no seio da chamada “comunidade internacional” – pelos Estados Unidos, por seus aliados europeus e até pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon – o governo sírio pretende ouvir a opinião do povo, que é quem deve escolher o seu destino. As eleições são um processo democrático em que a população exerce seu direito eleitoral, e não pode ser apresentada, pelas vozes internacionais contrárias, como “comprometedora” das negociações impulsionadas a duras penas pela Rússia, China e outros amigos do povo sírio, com a chamada oposição, sedeada no exterior.

A Síria tem apresentado reiteradamente seu compromisso com a superação destes anos de desestabilização e violência disseminada, com a assinatura da convenção contra armas químicas – após um episódio farsante que serviria para o imperialismo continuar acusando o governo do presidente Bashar al-Assad por crimes hediondos que, na realidade, foram cometidos por seus próprios mercenários – e com o empenho pela diplomacia, nas diferentes rodadas de negociações só realizadas devido à atuação da Rússia, que impediu a iminente agressão militar promovida pelos EUA, pelo Reino Unido, pela França, a Arábia Saudita e a Turquia, principalmente.

O povo sírio conta com diversos aliados empenhados na defesa da sua soberania contra a agressão imperialista, como o Conselho Mundial da Paz, que tem reiterado com frequência a sua solidariedade na luta contra o terrorismo e a ingerência externa. Embora os danos dos mais de três anos de confrontos sejam visíveis pelo país, com efeitos dramáticos para o povo, a Síria avança, resiste e mostra sua determinação na luta contra os efeitos dessa ingerência sistemática que sustenta a violência alastrada não só em território nacional, mas já em toda a região.

Neste contexto de celebração das eleições, parecem longínquos os meses de tensão pelos quais se arrastou a promoção ativa, pelo presidente Barack Obama e seus aliados europeus, François Hollande e David Cameron, de uma intervenção militar contra a Síria. Impedidos por seus Legislativos e por protestos civis de tomarem parte ativa na agressão, Hollande e Cameron acabaram por abandonar, ao menos no plano da ação, o projeto estadunidense. Além disso, Obama viu-se pressionado pela atuação da Rússia e da China em sentido contrário ao da intervenção.

Ainda insistindo na ideia, porém, os EUA e outros países europeus, assim como as monarquias árabes envolvidas na guerra que se deflagrou contra a Síria, ignoram deliberadamente a ênfase do governo sírio à necessidade de combate ao terrorismo que se alastrou pela região, não apenas com o respaldo destes países, mas também já sem o seu controle. Pois esta é uma história que se repete, em que o imperialismo arma e financia seus mercenários e os grupos extremistas já organizados para um determinado fim, mas em seguida, quando pensa ter conquistado objetivos como o da derrubada dos governos que não seguem sua agenda, faz o movimento contrário, com o investimento em novas guerras contra esses próprios grupos que antes financiou.

A instabilidade que domina a região hoje é comprovadamente determinada pelas articulações estadunidenses, através da sua aliança inabalável com o sionismo e o Estado agressivo de Israel, assim como com as monarquias autocráticas da região.

Na Síria, assim como no Líbano, as tensões sectárias intensificaram-se. A manipulação da informação, o envio de mercenários, de armas e de extremistas religiosos são estratégias já comprovadas, mas ficaram ainda mais evidentes com a agressividade dos discursos de Obama, dos chefes de Estado do Reino Unido, da França, de representantes da monarquia saudita e do sionismo.

No sentido contrário e em gestos diplomáticos, a Síria ratificou a Convenção para a proibição das Armas Químicas, convidou inspetores internacionais para conduzirem a destruição do seu arsenal e da capacidade de produção de armas químicas e continuou instando a oposição a sentar-se à mesa de negociações. Enquanto isso, os paramilitares e terroristas sofrem sucessivas derrotas, com o avanço vitorioso do Exército sírio na recuperação de territórios por eles tomados à custa do sofrimento do povo, da sua expulsão e da sua morte.

Ao imperialismo não importa que as nações vitimadas por suas políticas desapareçam, destroçadas pelas guerras de agressão e por monstruosos crimes, como ocorreu com a antiga Iugoslávia, com o Iraque, o Afeganistão e a Líbia.

Os Estados Unidos ainda buscam o “redesenho do Oriente Médio”, na promoção de uma política externa retrógrada e caricata de domínio mundial, para o que fomentam e instrumentalizam conflitos étnicos e religiosos, montam redes de espionagem e de mercenários para criar o caos, fragilizar Estados e governos e, com o apoio da grande mídia, criar uma rede de desinformação. O povo sírio tem demonstrado grande valentia e coragem na defesa de sua autodeterminação, constituindo exemplo e esperança para os povos em luta.

Devemos intensificar nossos esforços em defesa da paz e na oposição à guerra, manifestar incondicionalmente nossa solidariedade ao povo sírio e apoiá-los na realização dos seus direitos mais fundamentais: o direito à soberania nacional e à autodeterminação livre da ingerência externa, neste momento traduzido na realização das eleições.

Cabe a todos os governos que têm compromisso com a paz condenarem as forças que ainda promovem a agressão à Síria e exigirem o respeito à diplomacia, à soberania, à Carta das Nações Unidas e ao direito internacional.

*Socorro Gomes é presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e luta pela Paz (Cebrapaz).

**Este artigo contou com a colaboração de Moara Crivelente, jornalista do
Portal Vermelho e membro do Cebrapaz.