"Fim do conflito" é o novo tema de diálogo entre Farc e governo

A mesa de negociação entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) iniciam nesta terça-feira (3) um novo ciclo de diálogos de paz em Havana, Cuba. A expectativa é que a rodada seja curta e encerrada ainda nesta semana, por causa do segundo turno das eleições presidenciais, que ocorrerá em menos de 15 dias.

Farc - Dom Total

A equipe negociadora volta a se reunir depois da aprovação de um acordo parcial sobre "o problema das drogas ilícitas", e com as dúvidas quanto ao futuro da negociação, em meio à disputa entre Juan Manuel Santos, candidato à reeleição, e Óscar Zuluaga, do Centro Democrático (extrema direita).

As negociações foram iniciadas em novembro de 2012, após pelo menos seis meses de conversações entre as partes, que definiram a agenda para o diálogo. Agora, à véspera da eleição, o tema em pauta é o "fim do conflito" (4º ponto da agenda).

Santos tenta ser reeleito em nome da continuidade do processo, e Zuluaga, apadrinhado pelo ex-presidente Álvaro Uribe (considerado pelas partes como "principal inimigo do processo"), já declarou que pode interromper os diálogos e tratar a guerrilha com "mão firme".

Leia também:
Pietro Alarcón: A paz e o peculiar momento eleitoral colombiano
Farc completam 50 anos e se aproximam da consolidação da paz

Inicialmente o opositor havia dito que suspenderia o processo de paz até que as Farc cumprissem as condições impostas por ele para as negociações.

A atual negociação entre as Farc e o governo é considerada o processo que "mais avançou" em direção à uma saída pacífica para o conflito de meio século. Além de "soluções para o problema das drogas ilícitas", a mesa também conseguiu chegar a acordos parciais sobre a "política de desenvolvimento agrário integral" e "participação política" da guerrilha no pós-conflito.

Uma semana após as eleições presidenciais, o cenário ainda é indefinido e as pesquisas continuam a indicar empate técnico entre os dois candidatos, algumas com ligeira vantagem para Santos, outras com melhor desempenho de Zuluaga.

Confira abaixo os pontos que serão levados em conta nesta nova etapa do processo de paz sobre o "fim do conflito":

1. Cessar-fogo e hostilidades de forma bilateral e definitiva.
2. Abandono das armas. Reincorporação das Farc à vida civil – nos aspectos econômico, social e político – de acordo com seus interesses.
3. O Governo Nacional coordenará a revisão da situação das pessoas privadas da liberdade, processadas ou condenadas por pertencer ou colaborar com as Farc.
4. De forma paralela, o Governo Nacional intensificará o combate para avabar com as organizações criminosas e suas redes de apoio, incluindo a luta contra qualquer organização responsável por homicídios e massacres ou que atente contra os defensores dos direitos humanos, movimentos sociais ou movimentos políticos.
6. Garantias de segurança.
7. No marco do estabelecimento do 5º ponto (vítimas) do acordo se esclarecerá, entre outros, o fenômeno do paramilitarismo.

Atualizado às 12h50

Da redação do Portal Vermelho
Com informações da Agência Brasil