Copa do Mundo: Publicidade gera expectativa sobre desempenho do Chile

O Chile deve colocar um ponto final na etapa preparatória para definir sua participação na Copa do Mundo do Brasil ainda nesta terça-feira (3), com expectativas que contêm um traço comercial suspeito, que geram sonhos e pesadelos.

Seleção do Chile

Será em Valparaíso, contra a Irlanda do Norte, o último amistoso antes de partir para o Brasil, onde no dia 13 de junho estreará em Cuiabá contra a Austrália no grupo B da primeira fase.

Ainda que o diretor técnico da seleção de futebol do Chile, Jorge Sampaoli, não ande com rodeios, é óbvio que buscará a vitória com La Roja em sua estreia como treinador no mega evento do esporte das multidões.

Leia também:
Esporte: Brasileirão para e só volta em julho; agora é Copa

No entanto, os meios locais e, particularmente, a avalanche publicitária que acompanha o evento nos seus dias prévios, alimentaram altas expectativas sobre a equipe, inclusive com a perspectiva de chegar à grande final.

A ambição comercial respira-se em todo o território chileno, com supostas ofertas de eletrodomésticos, casas de veraneio, hotéis, restaurantes e bares habilitados para dar cabida aos torcedores de La Roja.

De qualquer maneira, o Egito se encarregou sexta-feira passada de aterrissar um pouco o país em matéria de bolas e gols. Definitivamente, o time local ganhou com angústias por 3-2, mas suas fraquezas ficaram expostas.

Alexis Sánchez, atacante do Barcelona, foi talvez o salvador do elenco e por esse motivo recebeu nestes dias muitos elogios de Sampaoli, de nacionalidade argentina.

É capaz de se adaptar a qualquer circunstância, tem mais liberdades com La Roja que com seu clube, e por isso espero uma atuação destacada de Alexis na Copa do Mundo do Brasil, comentou.

O técnico também deposita confiança no meio de campo Arturo Vidal, que foi recentemente submetido a uma operação solicitada por seu time, Juventus de Turín.

A maneira como Arturo (Vidal) se recuperou depois da operação assusta um pouco. Recuperou muito ou quase totalmente a massa muscular, já chuta a bola e corre com intensidade alta, assegurou.

É um jogador de potencial físico e mental superior à média, por isso é reconhecido como um dos melhores volantes do mundo, indicou o técnico, para depois explicar que se está em forma e entrará no time titular.

Sem uma equipe impressionante, o Chile teve uma boa campanha na fase classificatória e conseguiu resultados notórios contra os times europeus.

Depois do começo em Cuiabá, enfrentará o atual campeão mundial, a Espanha, no dia 18 de junho no estádio Maracanã do Rio de Janeiro, e finalmente no dia 23 em São Paulo contra a Holanda, o vice da África do Sul-2010.

Fonte: Prensa Latina