Brasil Sorridente completa 10 anos com 23 mil equipes

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), elogiou em pronunciamento na tribuna da Câmara, o Programa Brasil Sorridente, que completa uma década. O Brasil Sorridente “faz parte do compromisso dos governos Lula e Dilma com o povo deste País, pois eleva à cidadania de milhões de brasileiros”, disse o parlamentar, lembrando que o programa completa 10 anos com 23 mil equipes atuando em 4.971 municípios do Brasil – 89,2% dos municípios cobertos pelo programa.

Brasil Sorridente completa 10 anos com 23 mil equipes

Na avaliação de Vicentinho, o Programa Brasil Sorridente é uma grande conquista dos governos Lula e Dilma e, também, do povo brasileiro. “Nesses 10 anos, lutamos para ampliar o acesso dos brasileiros à saúde bucal porque ter saúde bucal é ser cidadão”, disse.

O líder lembrou que antes de 2003 não havia política pública para a saúde bucal. “O Sistema Único de Saúde (SUS) tem 25 anos; o Brasil Sorridente tem 10. Então, ficamos 15 anos sem saúde bucal na história passada. Estamos correndo atrás daquilo que não fizeram. Em 2003, cerca de 13% dos adolescentes nunca tinham ido a um dentista; 45% dos brasileiros não utilizavam a escova de dentes de forma regular; e um quinto da nossa população já havia perdido os dentes. É esse quadro que o Brasil Sorridente encontrou e está revolucionando”, explicou.

Ainda de acordo com ele, a meta do governo federal é ampliar ainda mais a rede assistencial de saúde bucal para áreas de menor cobertura, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, com a implantação de 100 novos Centros de Especialidades Odontológicas.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara