Professores iniciam quarta semana de greve na Costa Rica

 Sindicatos de docentes da Costa Rica começam nesta segunda-feira (2) a quarta semana de uma greve por atrasos salariais, apesar dos chamados do governo a suspender a paralisação. Os professores recusaram a proposta de negociação elaborada entre líderes sindicais e o Executivo por considerarem que não resolve as demandas.

O Ministério de Educação da Costa Rica prometeu sanções para os professores que não trabalharem a partir desta segunda-feira (2), os representantes sindicais do Magistério Nacional publicaram um comunicado no qual pedem aos pais para não levarem seus filhos às aulas.

Os protestos acontecem devido à falta do pagamento dos professores nos meses de janeiro e fevereiro. Da mesma forma os docentes reclamam de cortes não justificados nos salários de alguns deles, uma situação que afeta cerca de sete mil educadores.

Grande parte dos docentes já recebeu o devido pagamento, no entanto, uma parcela segue aguardando o salário, motivo pelo qual os sindicatos decidiram manter a greve. A explicação oficial é que houve uma falha tecnológica que impediu a execução dos pagamentos.

Os educadores de secundária também protestam pela recente aprovação de um novo Programa de Estudos Sociais, com os quais alegam não estar de acordo. As manifestações são umas das heranças que o governo de Laura Chinchilla, que terminou suas funções no passado dia 8 de maio, deixou ao novo presidente da Costa Rica Luis Guillermo Solís.

Fonte: Prensa Latina