PCdoB vai apoiar Eduardo Braga para o governo do Amazonas

O PCdoB vai marchar com o senador Eduardo Braga (PMDB), pré-candidato a governo do estado, nas eleições deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra, na manhã deste domingo (1º), no auditório da Fieam, após a direção do Partido tomar a decisão por unanimidade.

ato braga

Esta será a quarta vez que o PCdoB fará aliança com Braga. Ambos estiveram juntos em 1998, em 2006, 2010 e agora em 2014.

Eron Bezerra disse que, apenas em 2002, as duas siglas estiveram em campos opostos. Naquela ocasião, Braga elegeu-se a primeira vez ao governo do Amazonas. “Como se pode ver, o PCdoB não apoia ninguém porque essa pessoa faz parte do governo. Nós apoiamos pelos compromissos que essa pessoa tem com o nosso projeto e nosso estado. Nosso objetivo é fortalecer um projeto nacional, de reeleição de Dilma Rousseff”, afirmou.

Eduardo compareceu ao ato de apoio organizado pelo PCdoB, que reuniu aproximadamente 500 pessoas. Ele fez críticas ao atual governador, José Melo, sem citar nomes. “O Prosamim está parado, as filas voltaram nas policlínicas, Caics (Centro de Apoio às Crianças) e Caimis (Centro de Apoio à melhor idade)”, disse em seu discurso.

Braga também criticou a política de perseguição, segundo ele, adotada pelo governo. “É lamentável utilizar mecanismos da ditadura para intimidar as pessoas. Há muita perseguição como se estivéssemos na ditadura”, afirmou.

Segundo Eduardo Braga, além do PCdoB, PT, PTB e PRB já declararam apoio à sua pré-candidatura.

A senadora comunista Vanessa Grazziotin defendeu uma campanha limpa nestas eleições. “Política a gente faz com muita razão. Precisamos de uma luta limpa. Essa é a luta do povo brasileiro. Saímos com um partido acima de tudo unido”, disse.

Outras decisões

O PCdoB definiu uma lista prévia com 83 nomes para disputar as vagas da Assembleia Legislativa do estado e candidatura única para deputado federal. Entre os candidatos, figuram a ex-secretária de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Alessandra Campelo, o ex-deputado estadual Francisco Balieiro e o líder estudantil Yann Evanovick.

Outras tratativas, como candidatura ao Senado, vice-governador e suplente de senador, serão definidas posteriormente, antes da convenção eleitoral, marcada para o dia 22 de junho.

De Manaus, 
Mariane Cruz