Movimentos sociais protestam contra decisão de Joaquim Barbosa 

Os movimentos sociais realizam, nesta quinta-feira (29), uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, até o Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra a decisão do presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, de reinterpretar a lei e proibir o trabalho externo de condenados ao regime semiaberto na Ação Penal 470, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares. 

A caminhada, que começa na Catedral de Brasília, às 14 horas, é promovida pelo comitê unitário nacional integrado pela CUT, MST, PT e demais entidades preocupados com o tratamento arbitrário que o presidente do STF vem dando aos presos do AP 470, em especial aos militantes históricos petistas. Além de Dirceu e Delúbio, outros dois petistas foram condenados, os ex-deputados José Genoino e João Paulo Cunha.

Ao término da caminhada, os manifestantes vão protocolar documento dirigido ao STF, assinado por entidades e personalidades, em que é pedido respeito aos direitos dos presos e o estrito cumprimento da lei. O manifesto vai solicitar aos demais ministros que revejam e corrijam a decisão isolada de Barbosa, que contrariou o veredito do próprio plenário da Suprema Corte.

No caso do ex-ministro José Dirceu, por exemplo, embora legalmente tenha de cumprir a pena em regime semiaberto ele jamais foi liberado um dia da prisão; no último dia 15 completou seis meses, desde que se entregou às autoridades, trancado em regime fechado no Complexo da Papuda.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara