Lula Morais apoia medida que impede doação de empresas a partidos

Durante o segundo expediente da sessão plenária da última quarta-feira (28/05), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) divulgou apoio ao ato público pela reforma política democrática e por eleições limpas, realizado esta semana, na sede da OAB do Rio de Janeiro.

O movimento, chamado "Devolva Gilmar", solicita que o ministro Gilmar Mendes devolva o processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir doações de pessoas jurídicas a partidos. Gilmar solicitou, há dois meses, vistas ao processo que, segundo o parlamentar, tramita há três anos. “A ação já tem quatro votos proferidos e dois outros declarados. Já são seis ministros favoráveis à suspensão das empresas em financiar as campanhas”, pontuou.

Lula Morais citou a Constituição Brasileira, que afirma que todo poder emana do povo e será exercido por representantes escolhidos pelos eleitores. O parlamentar acredita que esse direito fica comprometido com a participação das empresas nas campanhas. “As empresas promovem distorção no resultado eleitoral. A representação real da sociedade não se faz presente na Câmara Federal e está sendo distorcida pela presença forte do poder econômico”, frisou.

O deputado questionou ainda acordos que são firmados durante as campanhas, principalmente com grandes empreiteiras e instituições financeiras. “Quanto termina o processo eleitoral, vai acontecendo o que estamos cansados de ver, problemas em processos licitatórios e denúncias de superfaturamentos”, afirmou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa