Luciana quer estimular indústria nacional de jogos eletrônicos 

O estímulo à produção nacional de jogos eletrônicos e digitais foi defendido pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), na audiência pública realizada nesta terça-feira (27), na Câmara dos Deputados. “Sim nós queremos o mercado de game no Brasil”, disseram em uníssono os convidados que participaram do debate, em resposta à proposta de regulamentação do setor apresentado pela parlamentar.

Luciana quer estimular indústria nacional de jogos eletrônicos - Agência Câmara

Luciana destaca que, além da oportunidade lucrativa para a economia, os jogos estimulam a criatividade e podem ser utilizados como ferramenta educativa e de fortalecimento da cultura popular.

E, ao encerrar a audiência, a parlamentar disse que para que a gente atinja o nosso objetivo, podemos espelhar as políticas públicas exitosas já existentes, como a do audiovisual, principalmente da parte de financiamento de produção, para o setor de jogos eletrônicos.

Ela destacou as contribuições dos convidados que defenderam a criação de uma indústria brasileira competitiva inovadora, com estímulo à produção de conteúdo com identidade nacional e repertório brasileiro e regulamentação para proteção da produção local.

O esforço, segundo a deputada, é de gerar um ambiente de negócios que seja atrativo para garantir a permanência dos talentos no Brasil. “Podemos dar passos mais largos por que nós temos potencial para essa economia”, afirmou.

O crescimento do segmento de jogos eletrônicos coloca o Brasil como o 4º maior mercado consumidor do mundo, à frente de Reino Unido, Alemanha e Espanha, de acordo com a consultoria GFK. Em 2012, o mercado nacional de jogos movimentou R$5,3 bilhões e estima-se um crescimento de 38% no ano passado. Mas a maioria dos produtos digitais consumidos pelos brasileiros é produzida no exterior.

Por essa razão, segundo a Luciana Santos, é preciso “diminuir a defasagem tecnológica entre o Brasil e outros países, considerando a necessidade de fomento e marco regulatório para esse recente setor da economia nacional”.

Apoio

Os convidados, a exemplo da parlamentar, identificam a necessidade de um marco regulatório para o setor e concordam com a necessidade de estímulo aos produtores locais. De acordo com o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Pedro Menezes, o país possui um capital humano que precisa ser "associado aos centros de pesquisa para termos um capital de ideias".

Já José Murilo, do Ministério da Cultura, destacou o papel do MinC na articulação entre os ministérios para a formatação de políticas públicas, apresentando a proposta de criação de um Grupo de Trabalho com representante do MinC e dos ministério da Educação e de Ciência e Tecnologia para encaminhar as sugestões.

O presidente da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), Moacyr Avelino Alves Jr., enfatizou a necessidade de regulamentação do setor. Ele lembrou que a distribuição de jogos para consoles, como o XBox, PlayStation e Wii ainda é paga, mas para celulares e internet é totalmente gratuita.

De Brasília
Márcia Xavier