Vítima de acidente em central nuclear japonesa será indenizada

O Tribunal do distrito de Kioto ordenou hoje que a Tepco pague uma indenização a um homem que se viu obrigado a abandonar a prefeitura de Fukushima depois do acidente na central nuclear homônima.

De acordo com a decisão da instância judicial, a Companhia de Eletricidade de Tóquio (Tepco) deverá pagar à vítima, de 40 anos, mais de dois mil euros por mês durante um ano.

O beneficiário alegou em sua petição que não pode trabalhar devido ao estresse pós-traumático, causado pela catástrofe na instalação atômica.

Em março de 2011, a central eletronuclear de Fukushima foi afetada por um forte terremoto e posterior tsunami que obrigou a evacuação de centenas de pessoas, das quais 50 mil ainda não puderam retornar a seus lugares de origem devido à elevada radioatividade.

Segundo a agência Kyodo, o veredito da instância judicial estabelece um precedente em um contexto que numerosas famílias exigem indenizações por danos a representantes da planta nuclear de Fukushima, cujos reatores estão em desmontagem.

Fonte: Prensa Latina