Evaldo Lima propõe bibliotecas em ônibus, paradas e terminais

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Indicação 109/2014, denominado de Passe Livro. Com o objetivo de estimular o hábito da leitura entre usuários do transporte público, o projeto propõe que sejam implantadas pequenas estantes para doação e troca de livros no interior dos ônibus, nas paradas e nos terminais, bem como nas estações de BRT de Fortaleza.

Segundo Evaldo Lima, a leitura é uma ferramenta importante para o fortalecimento da identidade cultural e formação da consciência social dos indivíduos. “A leitura reforça a identidade linguística de um povo e contribui para a formação de cidadãos conscientes e sensíveis às questões que dizem respeito à condição humana”, argumenta.

Na justificativa do projeto, que agora tramita no Legislativo Municipal, o autor da proposta destaca que iniciativas semelhantes já se mostraram possíveis e foram implementadas com sucesso em outras grandes cidades brasileiras, como a "Parada do Livro", em São Paulo e a "Biblioteca Popular", em Brasília.

Na prática, a ideia do Passe Livro permitirá que os usuários do transporte público em Fortaleza possam livremente tomar emprestado qualquer volume das estantes espalhadas pelas paradas, ônibus e terminais da cidade. O projeto pretende ainda realizar uma campanha permanente de doação de livros, a fim de renovar constantemente o acervo das bibliotecas.

Evaldo Lima, que também exerce a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara, defende que o hábito da leitura, além de ser uma fonte de prazer, tem o poder de educar e aguçar o pensamento crítico das pessoas. “A leitura informa, educa, conscientiza, liberta as pessoas da ignorância e torna cognoscível a complexidade do universo físico e social”, afirma.

Tramitação

O Projeto de Indicação 109/2014 entrou em pauta na Câmara Municipal de Fortaleza no dia 05 de maio. Enviado à Comissão da Legislação, Justiça e Cidadania, agora aguarda recebimento de parecer do seu relator. Caso receba avaliação favorável, o projeto voltará ao plenário da Casa para votação final.

Mandato participativo

O Passe Livro foi uma sugestão feita por colaboradores do Mandato Na Morada Fortaleza que perceberam, através das redes sociais, o potencial de ideias similares sendo desenvolvidas em várias cidades do Brasil e do mundo. Se você também tem uma ideia que gostaria de sugerir ao vereador Evaldo Lima, basta enviar um e-mail para mandatoevaldolima@gmail.com .

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB-CE)