TARAUACÁ: UM DIA HISTÓRICO PARA HOMENAGEAR J. G. DE ARAÚJO JORGE

 

Araujo Jorge
Confesso que nem sei explicar direito o que senti na noite de ontem no Teatro José Potiguara, por ocasião do ato solene promovido pela Academia Acreana de Letras em homenagem ao escritor Tarauacaense J. G de Araújo Jorge. Foi um misto emoção, surpresa e certeza que ainda não sabemos de quase nada sobre a nossa própria história.

A presença dos imortais da literatura acreana em Tarauacá foi proposta pelo Deputado, membro da Academia Acreana de Letras, Professor e Escritor Moisés Diniz.

Com a presença dos imortais, escritores locais, professores, médicos, profissionais liberais, estudantes, lideranças populares e autoridades dos poderes executivo e legislativo, o Teatro José Potiguara ficou lotado e o evento foi transmitido ao vivo pelas rádios locais.

Uma das falas que mais chamou a atenção foi do Professor e empresário João Maia, um dos mais conceituados estudiosos sobre nossa história. João Mais cobrou das autoridades um maior reconhecimento aos ilustres tarauacaenses como Djalma Batista, José Higino, Leandro Tocantins e outros.

Todas as homenagens foram mesmo para J.G. De Araujo Jorge, conhecido no mundo inteiro, menos em sua cidade natal Tarauacá.

Ele nasceu na vila de Tarauacá, antigo Território do Acre num dia 20 de maio de 1914, há vários anos passados. "Os anos passados, são aulas aprendidas" diz o poeta, que é professor, no Colégio Pedro II. Suas fãs, milhares e milhares, se contradizem: umas acham-no com um "que" atraente; outras afirmam, "beleza não é tudo" E são estas que dizem: "O que ele tem de belo no exterior, esconde (olhos azuis atrás de óculos escuros). Mas todas são unânimes e agradecidas a ele pois, tudo o que de belo tem, no interior, exterioriza através de suas poesias.

Ele é J.G. de Araujo Jorge, o único poeta brasileiro que já vendeu mais de um milhão de livros. E talvez, o menos divulgado de todos. Seus leitores se encarregam disso e também da parte de relações públicas, e elas (as obras de JG pertencem, com um egoísmo impressionante, às fãs) são excelentes, nesse trabalho.

 

VEJA AQUI SOBRE A VIDA E A OBRA DO ESCRITOR
http://www.jgaraujo.com.br/