Maria Prestes visita o Estado para relembrar 90 anos de Coluna Prestes

Durante dez dias, a viúva de Luiz Carlos Prestes, o “Cavaleiro da Esperança” participará de diversas atividades na região noroeste do Estado, visitando as principais cidades percorridas pela Coluna Prestes, relembrando os 90 anos do principal movimento político-militar do Brasil entre os anos 1925 e 1927. 

Maria do Carmo Ribeiro, é pernambucana, foi militante da Juventude Comunista Brasileira e conheceu Luiz Carlos Prestes no ano de 1950 e com ele teve sete filhos: Antônio João Ribeiro Prestes, Rosa Ribeiro Prestes, Ermelinda Ribeiro Prestes, Luiz Carlos Ribeiro Prestes (Luiz Carlos Prestes Filho), Mariana Ribeiro Prestes, Zoia Ribeiro Prestes e Yuri Alexandre Ribeiro. Luiz Carlos e Maria viveram juntos por 40 anos, até a morte de Prestes em 1990.

A viúva Maria Prestes parte em caravana para o noroeste do Estado ao lado dos filhos Mariana e Luiz Carlos Prestes Filhos e da neta Ana Prestes, visitando as principais cidades percorridas por Luiz Carlos, para relembrar os 90 anos da Coluna, o movimento político-militar brasileiro mais importante entre os anos de 1925 e 1927, que exigia o voto secreto, a defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população.

O deputado estadual Raul Carrion (PCdoB/RS) fará Grande Expediente durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado na próxima quarta-feira (28), quando Maria Prestes receberá a Medalha do Mérito Farroupilha – honraria mais importante do Parlamento gaúcho – em memória de Luiz Carlos Prestes.

No roteiro da família, as cidades de Passo Fundo, Santo Ângelo, Ijuí, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga e Santa Maria estão organizando diversos atos para recepcionar a comitiva, entre eles: visita ao Memorial da Coluna Prestes localizado em Santo Ângelo; visita a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, marco do intento em São Luiz Gonzaga e visita às Ruínas de São Miguel das Missões, considerada Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Maria Prestes lança livro contando os 40 anos ao lado do marido

 

Durante a passagem pelo Rio Grande do Sul, a viúva de Prestes também lançará a biografia “Meu Companheiro: 40 anos ao lado de Luiz Carlos Prestes”. A obra conta a história de vida de Maria, desde sua infância sofrida de filha de militante comunista, o primeiro casamento, a militância na juventude comunista brasileira até seu encontro – na missão de guardiã – do então secretário-geral do Partido Comunista do Brasil (PCB), preso no Estado Novo e clandestino por muitos anos, Luiz Carlos Prestes. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Gabinete Deputado Raul Carrion (PCdoB/RS)