Venezuela incentiva fortalecimento de relações com a África

O vice-ministro venezuelano das Relações Exteriores para a África, Reinaldo Bolívar, fez nesta quinta-feira (22) um chamado a fortalecer as relações da América do Sul com esse continente, pois os projetos entre ambos ainda seguem em construção.

Desde 2006, quando da primeira cúpula América do Sul-África, a iniciativa avança, mas não se especificaram os grandes programas de desenvolvimento em mineração, agricultura, educação, saúde, disse Bolívar.

No colóquio “América-África, um projeto em construção”, como parte da semana mundial da África que se realiza em Caracas, o vice-ministro sublinhou que entre os dois continentes há uma história e também vontade política para alcançar o desenvolvimento econômico.

Para Bolívar, é vital passar do projeto construtivo ao progresso agrário, de hidrocarbonetos, de comunicações, que abarca também o fortalecimento nos temas de satélites, aéreos, marítimos.

O programa da jornada da semana mundial da África incluiu também o cine-fórum “A diáspora genética”.

Foi inaugurada na última terça-feira, no primeiro dia do evento, a mostra “Mulheres Africanas”, uma visão a partir da arte, de uma abordagem do trabalho diário e do papel ativo dessas mulheres por um mundo melhor. Sob o lema “Nossa identidade do Sul”, as jornadas são promovidas também pelo Instituto de Investigações Estratégicas para a África e sua Diáspora (Centro de Saberes Africanos), e o Banco Central da Venezuela.

Prensa Latina