Dino e empresários debatem ações para desenvolver a região Tocantina

O coordenador do movimento Diálogos pelo Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), esteve nesta quarta-feira (21/maio) na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) para um debate com empresários. Flávio esteve acompanhado do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), e do vice-prefeito, Pastor Porto (PPS).

 O pré-candidato a governador defendeu a criação de um ambiente de negócios mais saudável para o estado. “É necessário haver uma separação do ambiente público e privado, pondo fim a extorsões que inibem o investimento empresarial”, afirmou Flávio. Ele defendeu ainda a ampliação das políticas tributárias de incentivo à produção e as Parcerias Público-Privadas para realização de grandes investimentos no estado.

O industrial Francisco Miranda, do setor metalúrgico, defendeu o maior investimento no ensino técnico, como forma de garantir às empresas uma mão de obra mais qualificada. “Hoje, na planta da Suzano aqui em Imperatriz, por exemplo, 90% dos engenheiros não se formou no Maranhão”, afirmou. Flávio defendeu a criação de uma nova universidade estadual na região tocantina para aumentar a formação de engenheiros, bem como a ampliação da rede de ensino técnico no estado.

“Fico feliz em ouvir planos e sonhos para Imperatriz, da qual não sou filho, mas onde estou radicado há 27 anos”, afirmou Marconi Marques, presidente da Associação dos Lojistas do Calçadão de Imperatriz. “O comércio de Imperatriz é que tem dado sustentação econômica à cidade, mas ainda não conta com devido apoio do estado”.

Flávio Dino defendeu o tratamento de Imperatriz como uma segunda capital do Maranhão, “com representantes da região tocantina no primeiro escalão”.

DIÁLOGOS COM EMPREENDEDORES

Em São Luís, acontece na próxima terça-feira (27), às 19h, no Hotel Holiday Inn (Avenida Castelo Branco, 375 – São Francisco), o Diálogos com Empreendedores. O evento terá a participação de Flávio Dino, que debaterá com a classe empresarial, comerciantes e profissionais liberais, políticas públicas voltadas para desenvolvimento econômico do estado.

“O Maranhão necessita de honestidade para a construção de um novo futuro. O setor privado deve ser chamado a empreender e investir em ambiente de transparência e respeito às leis, sem ser submetido a chantagens ou favorecimentos ilícitos. A corrupção deve ser combatida todos os dias e o exemplo deve vir dos altos escalões governamentais”, disse Flávio Dino.

Como compromisso, Dino destaca a proposta de criação da Secretaria de Transparência e Controle, que irá realizar o controle interno da administração, garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, apurar denúncias e fiscalizar a execução das despesas públicas, inclusive as realizadas mediante convênios.

Outra proposta de incentivo é a alteração da lei de cobrança do ICMS com o reescalonamento e criação de novas faixas de faturamento e percentuais para efeito de cobrança do importo. A medida visa dar mais capacidade de investimento, competitividade e empregos no segmento.