Dez dos onze países mais felizes do mundo estão na AL, diz estudo

Dez dos 11 países "mais positivos" do mundo estão na América Latina, de acordo com um novo estudo realizado pelo Gallup. A publicação perguntou a mil pessoas em 138 países se elas tinham experimentado emoções "positivas" no dia anterior. O estudo foi realizado em 2013 e divulgado esta semana.

Dez dos onze países mais felizes do mundo estão da América Latina - Reprodução

Segundo a pesquisa, apesar do conflito e instabilidades que dominam o noticiário, as pessoas ao redor do mundo estão experimentando muitas emoções positivas. Pelo menos sete em cada 10 adultos relataram terem se divertido, sorrido, sentido-se bem descansados, e terem sido tratados com respeito, enquanto 51% relataram ter aprendido ou feito algo interessante no dia anterior.

O Paraguai ficou no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo, com 87% dos entrevistados dizendo que tinham experimentado emoções positivas no dia anterior. Panamá, Guatemala, Nicarágua e Equador completam a lista dos top 5 em 2013. "Que muitas pessoas estão relatando as emoções positivas na América Latina, pelo menos em parte, reflete a tendência cultural na região para se concentrar nos aspectos positivos da vida", detalha Jon Clifton, no estudo da Gallup.

Por outro lado, a Síria, que enfrenta uma guerra civil há três anos, ficou em último lugar, com apenas 36% dos entrevistados relatando alguma positividade.

"É a pior medida já realizada pela Gallup, em todos os países pesquisados, desde o início do estudo". A pesquisa também ressalta que menos de um em cada três sírios relatam se sentir descansados (31% ), ter tido sensação de prazer (31%), aprendido ou feito algo interessante (25%) no dia anterior".

Os onze países mais positivos, segundo o estudo:

Paraguai
Panamá
Guatemala
Nicarágua
Equador
Costa Rica
Colômbia
Dinamarca
Honduras
Venezuela
El Salvador

As dez nações menos positivas:

Síria
Chad
Lituânia
Bósnia
Sérvia
Nepal
Belarus
Iêmen
Azerbaijão
Nagorno-Karabakh (região no sul do Cáucaso)]

Fonte: Portal Terra