Apoiado por progressistas, João Salles vence eleições da UFBA

 O nome do professor João Carlos Salles foi o escolhido por estudantes, professores e servidores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para dirigir a reitoria nos próximos quatro anos, conforme apuração da consulta pública, encerrada nesta quinta-feira (22/5). O resultado fará parte da lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela escolha final do novo reitor.

 
Salles integrou a Chapa 1, que obteve 7.593 dos 13.765 votos. Em segundo lugar, apareceu o
atual pró-reitor de Administração, Dirceu Martins (Chapa 4), com 3.039 votos; em terceiro, ficou Nelson Pretto, da Faculdade de Educação (Chapa 2), com 1925; e, em último, ficou o atual vice-reitor Luiz Rogério (Chapa 3), com 1208 votos.
Com o mote “UFBA, uma construção coletiva”, a Chapa 1 tem como vice o também professor Paulo Miguez, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA. João Carlos Salles integra a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, onde leciona Filosofia.

A candidatura de Salles conseguiu adeptos não só dentro da Universidade, mas também fora dela, principalmente entre os progressistas. Entre eles, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que preside a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

Ao saber do resultado, Alice parabenizou João Carlos Salles e afirmou que vê grandes mudanças, com a escolha do professor. “Nossa UFBA será mais democrática, mais qualificada, mais jovem com João Carlos Salles Reitor”, escreveu a parlamentar baiana, em uma rede social.

Também apoiava a Chapa 1, a filósofa Marilena Chauí, o cantor Gilberto Gil, o jornalista Bob Fernandes, o escritor e também jornalista Emiliano José, o poeta Capinan, entre outros.

De Salvador,
Erikson Walla