Aterro em Juazeiro é exemplo de política de saúde e meio ambiente

O aterro controlado do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, tem se tornado uma referência regional por atender às especificações ambientais exigidas pela legislação e normas técnicas vigentes hoje no Brasil. O meio ambiente e a saúde pública, na cidade, têm tido impactos positivos com os serviços relacionados ao depósito, compactação e tratamento de resíduos.

Na 80º edição do Seminário de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, o equipamento foi reconhecido pela promotora de Justiça da 6ª Promotoria de Meio Ambiente da Capital, Cristina Seixas, como um dos melhores do Estado. O encontro foi realizado pelo Instituo Tiradentes, nos dias 15 e 16 de maio, em Salvador.

“Fizemos um trabalho de remediação do lixão, que hoje é aterro, e o município se adequou, antecipadamente, ao que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, contou o secretário municipal de Serviços Públicos, Eduardo Lopes. O município de Juazeiro é administrado pelo prefeito Isaac Carvalho, do PCdoB.

Todos os dias são recolhidas cerca de 100 toneladas de lixo, que são aterradas em uma área específica. O material sólido recebe o tratamento exigido pelas normas de saúde ambiental, é encaminhado para as células e coberto com barro que serve para evitar vetores, como baratas e insetos. Os cuidados são tomados para que não haja contaminação do solo e, para isso, são realizados estudos periódicos.

O aterro é administrado pela Empresa Pernambucana de Engenharia Sanitária (Empesa), sob a coordenação da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos. Eduardo ainda ressalta que, com a remediação do antigo lixão, os catadores que antes viviam em situações precárias, com o apoio do governo municipal foram inseridos em serviços de limpeza da cidade, construção civil, bem como o trabalho de reciclagem do lixo.

“O nosso desafio agora é ampliar o trabalho de reciclagem no município, diminuindo assim o volume de lixo depositado no aterro e transformando em emprego e renda para os catadores, contribuindo, desta forma, para a melhoria da economia do município e, principalmente, com o meio ambiente”, finalizou o secretário.

Da Redação
*Colaborou Ascom/ Prefeitura de Juazeiro