Trabalhadores uruguaios decretam greve nacional após morte de colega

O Sindicato Único da Construção e Afins (Sunca), anunciou uma greve nacional de quatro horas no Uruguai, nesta terça-feira (20), após a morte de um trabalhador. Enrique Martinez, de 44 anos, era contratado da empresa Techint e trabalhava na cidade Cerro Largo, região leste do país. Ele morreu após ser esmagado por um poste de energia elétrica.

De acordo com o jornal uruguaio El País, Enrique estava desprendendo cabos de em um dos postes de energia, que estavam fora de uso após o fim dos trabalhos de interconexão com o Brasil quando um deles caiu em cima dele.

“Novamente denunciamos a insegurança que os trabalhadores da indústria sofrem e convocamos para um debate sobre uma lei nacional sobre saúde e segurança no trabalho”, diz comunicado do sindicato divulgado na página oficial da organização.

Esta é a primeira morte que ocorre após a aprovação da Lei de Responsabilidade Penal Empresarial, em março deste ano, exigida pelos sindicatos diante da negligencia das empresas aos trabalhadores acidentados e seus familiares.

Fonte: CTB