Panamá e Venezuela restabelecem relações consulares

O Panamá anunciou nesta segunda-feira (19) a sua decisão de restabelecer as relações consulares com a Venezuela nos próximos dias, mais de dois meses depois que o presidente Nicolás Maduro rompeu relações diplomáticas e econômicas com o país centro-americano ao qual acusou de se intrometer em assuntos internos.

O Ministério das Relações Exteriores do Panamá afirmou que a decisão ocorreu "em atenção à proposta formulada pelo governo da República Bolivariana da Venezuela de retomar as relações consulares em Caracas". "Demos início à troca das notas correspondentes para começar a atividade consular (…) tal abertura ocorrerá nos próximos dias", acrescentou a chancelaria em um comunicado.

O ministério panamenho acrescentou que o governo da Venezuela comunicou a sua intenção de reabrir seus consulados na Cidade do Panamá para atender aos cidadãos venezuelanos que moram no Panamá, que foram afetados pela crise diplomática entre os dois países desde 5 de março.

Maduro criticou o governo de Ricardo Martinelli depois que o presidente panamenho pediu uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) para discutir a violência durante os protestos na Venezuela, que deixaram dezenas de mortos.

Durante a ruptura das relações, a Costa Rica ficou responsável pelo atendimento consular aos panamenhos residentes na Venezuela. Pelo menos 50 mil venezuelanos moram no Panamá, segundo dados de 2012. 

Com informações de agências de notícias