Kassab desmente a Folha e diz que aliança com Aécio é ‘tese furada’

Em entrevista ao sítio de internet Brasil 247, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab comentou a especulação política de que Henrique Meirelles, filiado ao seu partido, o PSD, poderá ser vice na chapa do pré-candidato tucano Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014. “Uma tese furada”, afirmou.

Kassab e Dilma - Reprodução

Kassab explica que o apoio à reeleição da presidenta Dilma foi o primeiro compromisso assumido pelo PSD e não será quebrado, o que não significa que diretórios regionais do partido não possam adotar caminhos mais próximos ao PSDB; "mas nada muda na aliança nacional com Dilma", assegura.

A especulação surgiu neste domingo depois que a jornalista Vera Magalhães, da Folha de S.Paulo, levantou a hipótese.

Com Meirelles, Aécio conseguiria ampliar seu arco de alianças, teria mais tempo de televisão e também atrairia um quadro respeitado, que, durante oito anos, serviu ao governo do ex-presidente Lula.

Segundo o ex-prefeito, que deve disputar o governo de São Paulo em 2014, as especulações surgem em razão das escolhas regionais dos diretórios do PSD, onde, em alguns casos, não há alinhamento com o PT.

Um dos exemplos é o do Amazonas, onde o atual governador, Omar Aziz, irá lançar candidato próprio, mas o PT preferiu apoiar o senador Eduardo Braga (PMDB-AM).

Outro, o de Goiás, onde o deputado Vilmar Rocha (PSD-GO), que preside o diretório estadual, será candidato ao Senado na chapa do governador Marconi Perillo.

No Paraná, o principal quadro do partido, Rheinold Stephanes (PSD-PR), é secretário da Casa Civil do governo do também tucano Beto Richa, que, assim como Perillo, concorre à reeleição.

Entretanto, Kassab garante que as agendas regionais não terão influência na decisão nacional, já tomada na criação do partido. Tanto é assim que ele próprio se sente à vontade para uma eventual composição com Geraldo Alckmin em São Paulo, caso seja vencida a tese da candidatura própria. Mas afirma que a tendência é concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, tendo Henrique Meirelles como seu candidato ao Senado – e não como vice de Aécio. "Ele está estudando sua reinserção na vida pública, mas eu apostaria que, se vier, será ao Senado."

Com Brasil 247