Número de estrangeiros na Copa vai superar projeção inicial, diz COL

O número de turistas estrangeiros que virão ao Brasil para acompanhar a Copa do Mundo ultrapassará a expectativa dos organizadores, adiantaram nesta sexta-feira (16) o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes, e o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade. De acordo com eles, a projeção inicial era 600 mil turistas de outros países, mas, até agora, há cerca de 500 mil com ingressos comprados.

Torcida para o Brasil

Apesar de acreditarem na superação da estimativa, os dois não forneceram novas projeções. “O número final será significativamente maior do que esse, porque uma grande parte vem para torcer mesmo sem ter ingressos. Todos os recordes de público de edições anteriores já foram superados”, disse Luiz Fernandes. Ele e Trade participaram de uma reunião operacional com o ministro Aldo Rebelo e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

A cidade que receberá o maior número de estrangeiros é o Rio de Janeiro. Um terço dos turistas comprou ingressos para os jogos do Maracanã, e um sexto dos estrangeiros que virão ao Brasil ficará apenas no Rio, com muitos se deslocando para assistir aos jogos em outras sedes e retornando para a cidade depois.

Os norte-americanos lideram o público estrangeiro que comprou ingressos, seguidos pelos argentinos. As duas nacionalidades, no entanto, ficam atrás dos brasileiros, que foram os maiores compradores de assentos nos jogos.

Fernandes e Trade classificaram o Rio como a cidade mais bem preparada para o evento, por causa da experiência com grandes eventos internacionais, como a Conferência Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações. “O Maracanã é o estádio com mais fácil acesso, por trem e metrô, sem dependência dos modais rodoviários. Por isso, não há riscos para o deslocamento em função de uma eventual paralisação [dos rodoviários]”, disse Trade.

Aldo Rebelo

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também destacou a importância do Rio no evento. “Será o palco, o teatro do momento mais sublime do evento. Os olhos do mundo estarão voltados para essa decisão [a final da Copa]. No Rio, ficará o centro de mídia para os mais de 18 mil jornalistas estrangeiros credenciados e para os 20 mil que não se credenciaram. A cidade será o destino principal de milhares de torcedores que virão ao Brasil”, ressaltou.

Fonte: Agência Brasil