Parlamento Jovem Baiano desenvolve atividades na Alba

Foram empossados, na manhã da quarta-feira (14/05), 52 jovens deputados no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), onde ocorreu a solenidade oficial de abertura do Programa Parlamento Jovem Baiano. O programa, que visa incentivar à participação do jovem na vida política do Estado, reúne 44 jovens de escolas públicas e privadas de 17 municípios baianos. A edição ainda recebeu cinco deputados federais jovens escolhidos na edição do projeto nacional.

“Vocês assumiram o poder, então utilizem deste espaço Legislativo para fazer aquilo que toda a sociedade precisa e quer. Uma sociedade onde todos possam viver com alegria, onde todos possam circular livremente pelas ruas, onde todos tenham saúde, educação, moradia. Muito sucesso no exercício do mandato de vocês, Deputados e Deputadas Jovens do Estado da Bahia”, desejou o deputado Álvaro Gomes (PCdoB), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alba.

Pela primeira vez, os jovens adentraram a Assembleia e sentaram nas cadeiras dos deputados. O momento único marcará a vida dos estudantes. “Este é um espaço para mostrar que a política é um mecanismo de transformação social. Hoje vivemos um momento perigoso, o da criminalização da política”, enfatizou Álvaro Gomes ao se referir a alguns setores da sociedade que deslegitimam a atividade parlamentar.

Os estudantes apresentaram 22 projetos para Educação, seis para Esporte, quatro relacionados às políticas públicas para a Juventude, um em Agricultura e quatro para a área de Saúde. Na área de Desenvolvimento Urbano foram dois projetos e quatro para Cultura. Ainda foram selecionados um em Ciência e Tecnologia, dois para Meio Ambiente, quatro em Defesa ao Consumidor.

Estudante de Direito, Diego Pimental, 17 anos, afirmou que vai levar a experiência de conhecer a Câmara para o resto da vida. “Foi um experiência indescritível por tudo que ela proporcionou, desde o conhecimento aos debates no Legislativo e de dar essa ideia de que o jovem pode acompanhar mais o processo político. Por muitas vezes se dá a ideia de que espaço é muito restrito às classes dominantes e no parlamento jovem pudemos perceber de que é contrário, que devemos acompanhar projetos que possam melhorar a vida de todas as pessoas”.

Aos 12 anos, o mais jovem parlamentar baiano, Irian Martins, apresentou o projeto que estabelece a obrigatoriedade da implantação do serviço de orientação escolar com psicólogos com ampliação à família do educando. Irian já pensa em seguir a carreira política e o Parlamento Jovem já é sua primeira experiência. “É um privilegio estar aqui, uma oportunidade, para o exercício da cidadania e da democracia”, completou.

Gomes esclareceu que as todas as propostas apresentadas serão analisadas pelos deputados e que podem virar um projeto de lei da Casa. Presentes na sessão, os deputados Yulo Oiticica, vice-presidente da Alba, Fabrício Falcão (PCdoB), Fátima Nunes (PT), José Raimundo (PT), Bira Coroa (PT) e Euclides Fernandes (PDT) ressaltaram o empenho do presidente da Comissão em realizar o primeiro Parlamento Jovem e entoaram o coro da necessidade e importância da juventude na participação política do país.

No primeiro dia, ocorreu, ainda, a eleição da Mesa Diretora, sendo eleitos o presidente da Casa, o primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente e terceiro vice-presidente, além do primeiro secretário, segundo secretário, terceiro secretário e o quarto secretário. Nesta quinta-feira (15), os jovens parlamentares apreciam e debatem os seus projetos de lei nas comissões temáticas e votarão as matérias aprovadas nas comissões, em plenário. 

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

Com agências