Economia grega continua sem exibir melhoras

Os primeiros dados oficiais de 2014 sobre a economia grega, ofereceram nesta quinta-feira (15) uma situação distante das otimistas previsões governamentais, sobretudo porque o Produto Interno Bruto (PIB) retrocedeu 1,1% durante o primeiro trimestre do ano.

crise na grécia

A Autoridade de Estatísticas da Grécia (Elstat) advertiu em sua apresentação sobre a falta de ajustes periódicos nos dados oferecidos e detalhou que será necessário um período maior de tempo para a realização de uma avaliação mais condizente com a realidade.

No entanto, a tendência é ainda pior pois a quantidade anunciada de 1,1 é a menos pior das registradas na tabela estatística, já que foi calculada tomando como base os preços de 2005, enquanto que, nos preços atuais, a queda do PIB é de 3,5% com relação ao mesmo período do ano anterior.

Em números reais o valor da economia grega, durante os três primeiros meses de 2014, caiu 3,8 milhões de euros se comparada com o trimestre anterior, em cerca de 1,5 com relação ao primeiro de 2013 e é a mais baixa dos últimos dez anos, em que é considerado o período adotado no relatório.

Preocupante também foram os dados apresentados pelo organismo europeu de estatísticas sobre o índice de preços, que aumentou de 0,5 para 0,7% entre março e abril na União Europeia, mas que ficou na Grécia com um nível de deflação de 1,6%, o mais alto dos 28 países membro.

Fonte: Prensa Latina