Perpétua volta a cobrar jornada de 30 horas para enfermagem 

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) participou nesta terça-feira (13), na Câmara dos Deputados, do ato do “Fórum Nacional 30 horas já” para que a Câmara vote o projeto de lei que reduz para 30 horas semanais a jornada de trabalho para enfermeiros. A parlamentar, que há anos vem lutando pela categoria, voltou a apresentar requerimento pedindo a inclusão imediata da matéria na pauta de votação.

Perpétua volta a cobrar jornada de 30 horas para enfermagem - Agência Câmara

O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), marcou para 21 de maio, quando termina a Semana Nacional da Enfermagem, comissão geral para discutir a carga de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem.

Segundo ele, sem acordo para votação, preferia não arriscar incluir o projeto na pauta. E recomendou mais discussão e diálogo entre as partes favoráveis e contrárias ao projeto.

A Comissão Geral será realizada no Plenário da Câmara dos Deputados e contará com representantes dos enfermeiros, de técnicos e de auxiliares de enfermagem, representantes do governo, hospitais privados e filantrópicos, principalmente das Santas Casas.

Manter a mobilização

Perpétua Almeida fez um apelo para que a categoria continue fazendo pressão na Casa para votação da matéria. "Vamos continuar mobilizando todos os deputados, pedindo reuniões, mandando mensagens para que eles aceitem votar as 30 horas. Mas vamos também trazer mais trabalhadores para as galerias, para pressionar o plenário da Câmara", sugeriu.

Na avaliação da parlamentar, a redução da jornada vai gerar novas ofertas de trabalho e queda no nível de estresse no exercício das atividades. “Essa mudança na jornada é um beneficio para os profissionais de enfermagem e também para a sociedade que vai ter melhores prestadores de serviço. Valorizar essa categoria é melhorar o atendimento de saúde no Brasil”, ressaltou.

No ano passado, a deputada foi homenageada na Câmara pela coordenação geral do “Fórum Nacional 30 horas já” pelo trabalho político em favor da aprovação do projeto que reduz a jornada de trabalho. A proposição, que tramita há 14 anos na Casa, vai beneficiar 1,8 milhão de enfermeiros no Brasil.

Da Redação em Brasília
Com agências