Embrapa e FAO promovem parcerias agrícolas na África

Uma parceria entre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) África e a Embrapa possibilitará que os pontos de colaboração entre o programa e a organização sejam identificados. Após participar conjuntamente de uma chamada de pesquisa aberta em 2013 pelo CNPq para apoiar Redes de Pesquisas em Segurança Alimentar na África, o projeto de pesquisa e transferência de tecnologia para apoiar os agricultores participantes do PAA África foi aprovado, e as atividades devem começar nos próximos meses.

Programa de Aquisição de Alimentos - África. - PAA África / Divulgação

A proposta do projeto é contribuir com os institutos de pesquisa locais definindo conjuntamente os temas e gargalos em termos tecnológicos nos países onde o PAA África trabalha, para avaliar os principais pontos de uma possível colaboração entre a Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Embrapa, o que aumentaria e qualificaria o apoio que os agricultores do PAA África recebem.

Leia também:
Lula fala de crescimento inclusivo e desenvolvimento da África
Brasil é referência de combate à pobreza, afirma chanceler

O projeto aprovado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) envolve uma etapa de diagnóstico de sistemas produtivos, levantamento conjunto de problemas tecnológicos, priorização, avaliação de disponibilidade e finalmente de validação nos países selecionados e formação para melhor uso da tecnologia.

As atividades se concentrarão na realização de um diagnóstico participativo de demandas e potencialidades nos países participantes: Senegal, Níger, Malaui, Moçambique e Etiópia. O projeto insere-se em outras parcerias mediadas pelo Instituto Lula com diversos países africanos, sobretudo no âmbito dos programas sociais e da agricultura familiar, com vista ao desenvolvimento e o crescimento inclusivo.

Um bolsista já foi selecionado e mais um está em processo de seleção para realizar as atividades do projeto de pesquisa, um com foco nos países anglófonos e outro com foco nos países francófonos do PAA África.  A bolsa terá duração de seis meses e o(a) bolsista desempenhará suas atividades nas unidades da Embrapa localizada em Brasília ou Goiânia e acompanhará atividades nos países do programa, incluindo viagens.

É preciso que o bolsista tenha nível superior em ciências agrárias, ambientais e afins e que tenha ótimo conhecimento de francês. Manifestações de interesse devem ser enviadas até o dia 19 de maio de 2014. Todos os detalhes na página do PAA África.

Com Centro de Informações das Nações Unidas,
Da Redação do Vermelho