Conselho Estadual de Comunicação define prioridades para 2014

Elaborar o calendário de encontros, grupos de trabalho (GTs) e agenda temática para 2014. Com este objetivo, o Conselho Estadual de Comunicação Social se reuniu nesta quarta-feira (15/05), com um número recorde de participantes, na sede da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Na reunião, onde estavam presentes representantes do governo, da sociedade civil e doempresariado, foram definidas cinco comissões de trabalho: Possibilidades da TV Digital; Audiovisual; Banda Larga; Mídia e Direitos Humanos; e Qualificação e Capacitação Profissional na área de Comunicação Social. Também ficou estabelecido um encontro para debater propostas destinadas à elaboração do Plano Estadual de Comunicação, principal meta deste ano. 

O conselho é formado por 27 titulares e, pela primeira vez, desde que foi criado, em 2011, a reunião da entidade teve a participação de mais da metade dos titulares e suplentes. Para a secretária estadual de Comunicação Social, Marlupe Caldas, a sociedade e o empresariado começam a perceber a necessidade de se discutir e propor ações para a comunicação.

De acordo com ela, trata-se de um momento histórico para o Conselho de Comunicação ter seus integrantes participando ativamente da reunião. “Acredito que os segmentos passaram a entender o quanto é importante discutirmos políticas públicas para a comunicação. O governo promoveu esta interação entre o movimento social, representantes do governo estadual e do empresariado, e agora todos estão empenhados em construir o Plano Estadual de Comunicação, nossa grande meta”.

O vice-presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques, representante da sociedade civil, avaliou a importância de participar das reuniões e afirmou que houve avanços no setor desde a criação do conselho. Para ele, a comunicação é um direito de todos os cidadãos, por isso, é importante propor e discutir políticas públicas para o setor.

Segundo Ernesto, há uma riqueza de pautas muito grande dentro do conselho e que são importantes para a sociedade, como a questão de discutir os conteúdos de alguns programas televisivos que violam os direitos humanos. “Temos a questão da expansão da banda larga para todos, formação dos profissionais. Estamos conseguindo ampliar o debate e isso é bastante positivo”.

Diversidade

Outro conselheiro que afirmou estar satisfeito com os resultados alcançados pelo Conselho de Comunicação foi o empresário Fábio Lima, representante das empresas de rádio. “Vejo com bastante otimismo esta gestão do conselho. O segmento empresarial de comunicação, sobretudo da cadeia de rádio, está buscando políticas públicas do ponto de vista empresarial e do trabalhador. A nossa meta neste biênio é buscar aprofundar as questões sobre radiodifusão. Estou otimista que iremos avançar bastante nesta área”.

Entre as funções dos conselheiros estão propor medidas para aperfeiçoamento da política estadual de comunicação social e articular ações para que a distribuição das verbas publicitárias do Estado seja baseada em critérios técnicos de audiência e garantir a diversidade e pluralidade.

Fonte: Secom