Parlamento Jovem Baiano tem início nesta quarta (14)

Nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/05), acontece a primeira edição do Parlamento Jovem Baiano. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa e coordenado pela Comissão de Educação, tem como objetivo incentivar a participação do jovem na vida política da Bahia. Na primeira edição foram selecionados 52 projetos. Destes, mais da metade são assuntos ligados à Educação.

De acordo com o presidente do colegiado, deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), a procura mostra a preocupação do jovem com o seu futuro profissional. "Os jovens estão cada vez mais preocupados com o seu futuro. Isso é de extrema importância e pudemos visualizar nas manifestações do ano passado. A Educação é o alimento para mudarmos este país e este projeto visa dar voz ao jovem e fazer com que ele se aproxime da nossa política", reforça.

No primeiro dia, após a solenidade de abertura, os estudantes irão eleger uma mesa diretora, com presidente, vice, primeiro e segundo secretários. Após, vão conhecer os programa de Juventude da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos com o secretário Almiro Sena e do Conselho Estadual de Juventude, além da Coordenação de Juventude do Estado da Bahia. No final do dia irão participar das oficinas da Escola do Legislativo.

Já no segundo dia, os jovens serão divididos por comissões temáticas e avaliarão os projetos. A partir das 14h, haverá a simulação de uma sessão plenária. Os estudantes colocarão os projetos em pauta, os defenderão e logo após ocorre a votação, simbolicamente. Os estudantes receberão um diploma pela participação no projeto.

Metodologia

Alunos de escolas públicas e privadas, dos ensinos fundamental e médio, preencheram uma ficha de inscrição, elaboraram uma proposta de projeto de lei, encaminhando à direção das escolas, que em seguida enviaram ao gabinete do presidente da Comissão. As propostas foram escolhidas em relação aos temas de Educação, Cultura, Esporte e Ciência e Tecnologia, Juventude, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Saúde, Direitos Humanos, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Fonte: Assembleia Legislativa